Semana do Bebê e do Aleitamento Materno incentiva apoio às mães

Publicada em 01/08/2019 às 18:39

Debora Kelly Venâncio teve que se esforçar muito para amamentar, mas ela não desistiu. Sua filha Agatha nasceu prematura no Hospital Universitário (HU), em maio, com 1,185 kg, e ficou 30 dias na UTI; quando chegou a 1,5 kg. Debora pôde amamentá-la. “Eu vinha todos os dias ao HU para ficar com ela”, conta.

Em 20 de junho passado Agatha teve alta e, ontem à tarde, mãe e filha estavam presentes à abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno e Semana do Bebê, realizada no Hospital Universitário (HU). “Fui orientada pela equipe do hospital e me comprometi a alimentá-la só com leite de peito tão logo pudesse”, diz. “Vi como isso foi importante para mim e para ela, que ganhou peso e se recuperou mais rápido”.

O gestor Tiago Texera representou o prefeito Luiz Fernando Machado na abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Debora foi uma das muitas mães que prestigiaram o evento, realizado no anfiteatro do HU, ao lado de pais, familiares e funcionários do hospital, que acaba de ganhar o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Ministério da Saúde a abertura.

O prefeito Luiz Fernando Machado foi representado pelo gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, que parabenizou a equipe do HU pela conquista. “O preparo e apoio da equipe do HU são fundamentais para que esse resultado tenha sido alcançado”, afirmou. “O HU é prioridade da administração, e um exemplo disso será o aumento, em breve, do número de leitos da UTI pediátrica – de 6 para 10 – e da UTI neonatal – de 10 para 20 leitos. Esse investimento fará com que o HU seja o hospital público com maior número de leitos de UTI neonatal do Estado de São Paulo”, revelou.

Esta foi a 15ª Semana Mundial do Aleitamento Materno realizada pelo HU, e a primeira com o título de “Hospital Amigo da Criança”. Marcela Biondi, responsável pelo Banco de Leite do hospital, destacou a importância desse reconhecimento. “Amamentar traz benefícios para o bebê e para a mãe, mas não é fácil; por isso o apoio da família e dos profissionais que assistem a mulher é fundamental”, afirmou.

O evento no HU também contou com apresentação de Baby Fusion – modalidade que mistura dança e pilates para mães e bebês no sling – e exposição de fotos de mães amamentando, de autoria da fotógrafa Flávia Fontes.

Mulher segura bebê no colo, em foto posada

Debora e a filha Agatha: ida todos os dias ao HU para amamentar

Mais ações
As atividades referentes às Semanas do Bebê e da Amamentação também começaram nos territórios, por ação intersetorial da UGPS e das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Educação (UGE).

Na tarde desta quinta-feira (01), cerca de 20 mães participaram no Centro Comunitário do Jardim Sorocabana de uma roda de conversa sobre a importância da amamentação, dos cuidados parentais e da rede de apoio na Amamentação e Cuidados na Primeira Infância, que é o tema do evento deste ano.

Mônica da Silva levou os gêmeos Arthur e Ana Júlia, de pouco mais de dois anos, a convite das visitadoras do programa Criança Feliz, de quem recebem visitas há mais de um ano. “É muito bom trazer as crianças para se divertir e aprender. Muitas das dúvidas das outras mães ajudaram a esclarecer dúvidas que eram também minhas”. As crianças puderam se divertir com atividades lúdicas e apresentações teatrais.

Na próxima segunda-feira (5), os eventos contarão com cerimônia oficial de abertura no Teatro Polytheama. Para a noite estão previstos uma exposição fotográfica, apresentação de Baby Fusion, declamação de poesia, apresentação musical e uma roda de conversa com especialistas sobre assuntos diversos, como os vínculos parentais com os bebês, promoção e apoio à amamentação, igualdade de gênero e mobilização social. O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/01/semana-do-bebe-e-do-aleitamento-materno-incentiva-apoio-as-maes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original