Assistência Social incentiva formação continuada dos servidores e técnicos

Publicada em 02/08/2019 às 17:36

Cerca de 80 técnicos da rede socioassistencial do Município participaram na manhã desta sexta-feira (02) de uma formação com o tema “A terceira geração da Assistência Social e os desafios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, com a professora Maria do Carmo Brant, renomada assistente social. O encontro, realizado na Escola de Gestão Pública (EGP), faz parte de iniciativa da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) em retomar e ampliar grupos de estudos compostos por servidores da pasta, em processo de formação e pesquisa continuada.

Mulher fala para plateia sentada

Formação abordou o momento que vive a Assistência Social e os desafios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS

Maria do Carmo ressaltou a importância do trabalho transversal por parque da equipe, portanto de modo integrado com os trabalhos de outras Unidades de Gestão, como de Educação (UGE) e de Promoção da Saúde (UGPS). “Não há crescimento econômico sustentável sem que haja políticas sociais robustas. E a rede tem um papel fundamental em compreender a conjuntura da sociedade, trabalhando de modo transversal, para dispor de dados numéricos representativos da realidade e fornecer à população os elementos necessários a combater a pobreza e a desigualdade”.

A palestrante tratou também de aspectos históricos da Política nacional de Assistencial Social, relacionando-os a justiça social, orçamento, dados sobre os benefícios de transferência de renda, desigualdades sociais e outros.

O psicólogo Alexandre de Souza, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da UGADS, explica que a formação continuada será focada em dois grupos. “A ideia é formar um grupo de estudos para discutir prática e teoria, percorrendo mensalmente os diversos equipamentos da Unidade para que grupo de estudos e servidores se conheçam, e um grupo de técnicos da Proteção Social Básica para discussão de práticas no ramo”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/02/assistencia-social-incentiva-formacao-continuada-dos-servidores-e-tecnicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original