‘Guardião da Saúde’ registrou mais de 12 mil avaliações de usuários
Publicada em 06/08/2019 às 14:23- Com o objetivo de qualificar o atendimento em Saúde de Jundiaí, a Prefeitura desencadeou diversas ações para a busca da excelência no serviço. Entre as medidas está a implantação do ‘Guardião da Saúde’ que é um equipamento conectado via internet com a administração municipal, destinado a ser o canal de comunicação entre o usuário e a Prefeitura de Jundiaí. Em funcionamento desde o ano passado, o sistema registra mais de 12 mil avaliações – com 70% de aprovação pelos usuários -, e 5,7 mil registros de comentários, que servem como balizadores de ações para a solução de necessidades específicas de cada unidade, ou até, para a rede como um todo.
O ‘Guardião da Saúde’, desenvolvido pela Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí), já está instalado nas Novas UBSs Tulipas e Maringá, além da Clínica da Família e Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) Vetor Oeste. “Oferecer o melhor atendimento em saúde para a população de Jundiaí é meta para nossa administração. A opinião do usuário é fundamental para que possamos solucionar problemas de forma imediata e direcionar investimentos planejados para demandas complexas”, explica o Prefeito Luiz Fernando Machado. As avaliações chegam diretamente aos painéis do gabinete do Prefeito e do gestor de Saúde. Entre os quatro serviços, a média de avaliação em ótimo e bom é de 70%. Algumas unidades, como a Nova UBS Maringá aponta picos de 85% de total satisfação com o atendimento.
De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, na identificação de qualquer problema, os responsáveis pelos equipamentos são acionados e as soluções encaminhadas. “Por exemplo, já tivemos apontamentos sobre a necessidade de colocação de cortinas nas Novas UBSs e a ampliação de horário de entrega de medicação no horário de almoço. Ambas as situações foram atendidas e resolvidas e a sugestão da entrega de medicações também ampliada para mais unidades”, comenta. O totem será implantado nos demais equipamentos de Atenção Básica que serão entregues nos próximos meses, como a Nova UBS Jardim do Lago e Jundiaí Mirim, que já estão em construção, a partir de contrapartidas, totalizando mais de R$ 3 milhões em investimento.
Livros
Na Nova UBS Maringá, entre as sugestões feitas pelos usuários pelo canal do ‘Guardião da Saúde’ está a ampliação de oferta de livros infantis na Geladeira Literária – projeto da Unidade de Gestão de Cultura -, disposta na entrada do equipamento de saúde. Os irmãos Arthur, Cauã e Alice, da família Silva, moradores próximos da Nova UBS Maringá, se divertem com os livros disponíveis para a população.
“É muito bacana ter os livros aqui. É perto de casa e podemos pegar, ler e devolver”, comenta o irmão mais velho, Arthur, de 11 anos. Ele e os irmãos menores são levados pela avó, Maria Odete Franciscon Silva, para buscar livros para a leitura na residência. “As pessoas que fizeram a sugestão para a ampliação da oferta de livros infantis aqui estão satisfeitas, já que pelo Guardião solicitaram e já tiveram o retorno”, comenta.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada para pessoas a partir dos 12 anos dos grupos prioritários
-
17/12/2024
Organização Pan-Americana de Saúde entrega prêmio APF Forte para Jundiaí
-
17/12/2024
Nota Oficial — interrupção temporária da vacinação contra Covid-19
-
16/12/2024
Clínica da Família Hortolândia reúne comunidade para comemorar o Natal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original