Educação financeira: professores recebem capacitação sobre Projeto Semear

Publicada em 07/08/2019 às 11:30

O Projeto Semear de Educação Financeira, anunciado em maio passado, continua a avançar, desta vez com a capacitação de professores da rede municipal de ensino. Nesta terça-feira (06) foi realizado o quarto encontro presencial – de um total de cinco – para proporcionar aos educadores os conteúdos necessários para desenvolver o tema e produzir os planos de aula. Já há cerca de 30 planos de aula diferentes prontos, segundo a equipe da Carlotas, consultoria contratada pelo Bradesco para ministrar a capacitação.

O Projeto Semear de Educação Financeira é uma parceria da Prefeitura de Jundiaí com o Bradesco, sem custos para o município, que envolve cerca de 4.100 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de 48 escolas municipais, além de professores e pais dos alunos. O objetivo é despertar o pensamento financeiro consciente, fortalecendo os aspectos social e emocional para tomadas de decisões acertadas. O projeto, que está em linha com o programa Escola Inovadora, é uma parceria entre as Unidades de Gestão de Educação (UGE) e Governo e Finanças (UGGF), por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, com foco na formação de cidadãos responsáveis.

Capacitação foi ministrada em dois períodos – manhã e tarde – no auditório do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, e reuniu cerca de 110 professores da rede municipal

Nesta terça, a capacitação foi ministrada em dois períodos – manhã e tarde – no auditório do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, e reuniu cerca de 110 professores da rede municipal. O foco foi o desenvolvimento de planos de aula: divididos em quatro grupos, os professores receberam uma reportagem de jornal sobre o endividamento de jovens e tiveram, como missão, desenvolver uma atividade para os alunos, baseada em uma história ou situação. Os encontros presenciais serão seguidos por um processo de mentoria e, posteriormente, os planos de aula serão colocados em prática.

A educação financeira, porém, já está sendo abordada em sala de aula. Tópicos como orçamento familiar e lista de compras já fazem parte das conversas entre alunos e professores, como conta Maria Madalena Fagundes Frigo, professora da Emeb Deodato Janski, no Jardim Tarumã. “Tenho um aluno que está fazendo as contas das despesas do mês junto com a mãe”, diz. “Dei até os parabéns a mãe e filho pela iniciativa, e esperamos divulgar ainda mais essa consciência financeira entre os outros integrantes da classe”.

Para a gestora da UGE, Vasti Marques, a proposta contribuirá com as necessidades da família brasileira. “Trabalhar com a Educação Financeira está dentro dos conteúdos da Base Nacional Curricular Comum. Nós acreditamos que disseminar o tema entre os professores, as crianças e as famílias dos estudantes faz com que tenhamos a propriedade de fazer com que as pessoas entendam a relevância das finanças da família, não apenas no contexto escolar, mas também na sociedade. A iniciativa é interessante porque vai propiciar a todos autonomia financeira para viver melhor e concretizar as necessidades familiares”, afirmou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/07/educacao-financeira-professores-recebem-capacitacao-sobre-projeto-semear/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original