Em visita à GM, Prefeito ressalta investimentos em Segurança

Publicada em 07/08/2019 às 18:52

O prefeito Luiz Fernando Machado esteve na manhã desta quarta-feira (07), na sede da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) para acompanhar o trabalho realizado por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). Na oportunidade, destacou os investimentos que vêm sendo realizados na área de segurança e que já trazem resultados positivos para o município.

Referência nacional como uma das cidades menos violentas do país , considerando-se acima de 300 mil habitantes, segundo dados divulgados no início desta semana pelo Atlas da Violência 2019 – Retratos dos Municípios Brasileiros – o município avança em projetos e ações, como o programa “Centro Seguro”, e outras iniciativas que aliam tecnologia, cooperação técnica e novas condutas operacionais.

Acompanhado pelo titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó); o inspetor Benedito Marcos Moreno e o sub Sandro Donizeti Vilas Boas, respectivamente comando e subcomando, o prefeito reforçou o papel da Guarda Municipal como promotora do bem-estar social e da qualidade de vida da cidade.

Durante a visita, prefeito conferiu a operacionalidade do Olho Vivo que acontece em tempo real, integrado ao Centro de Operações Táticas

Entre as dependências visitadas por Luiz Fernando, destaque para a Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – também conhecida como “Olho Vivo” – que atua integrada ao sistema OCR, para identificação dos caracteres das placas dos veículos que circulam pelo município e possam acusar irregularidades, como furto ou roubo.

O “Olho Vivo” tornou-se importante ferramenta para fundamentar o trabalho do Centro de Operações Táticas (COT), protagonista da resolutividade de muitos delitos registrados pelas câmeras em tempo real. E mais investimentos são aguardados.

A Prefeitura de Jundiaí espera recursos do Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa – Caixa Econômica) e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), num montante de R$ 30 milhões que serão direcionados para inúmeras iniciativas. Deste montante, R$ 10 milhões refere-se ao investimento previsto para o pacote completo de câmeras a serem instaladas para o monitoramento na cidade, uma expansão que vai dobrar o número já existente de 187 câmeras. Os projetos já foram aprovados pelas instituições financeiras.

Segundo o prefeito Luiz Fernando, é um período muito positivo para a vinda de recursos. “Os investimentos estão e serão feitos. Mas já é possível mensurar os resultados que apontam Jundiaí como um dos municípios menos violentos do Estado e principalmente do país”, declarou durante a sua passagem pela GMJ.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Fotógrafos PMJ 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/07/em-visita-a-gm-prefeito-ressalta-investimentos-em-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original