Mês do Patrimônio: projeto de restauro do Complexo Fepasa é aprovado por Conselho
Publicada em 07/08/2019 às 18:38Em reunião ordinária do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), realizada na noite dessa terça-feira (06), os 15 conselheiros presentes aprovaram por unanimidade o projeto de restauração do Complexo Fepasa. O encontro realizado no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão fez parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2019 e tratou também das apreciações de tombamentos para Jundiaí, com a presença de munícipes interessados no assunto.
Para o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), William Paixão, que também integra o Conselho, a aprovação do projeto é um passo importante na captação de recursos, por se tratar de um bem tombado. “Além de eventos culturais, o Mês do Patrimônio tem um caráter importante, de dar encaminhamento a ações que garantam a preservação do nosso patrimônio. Isso demonstra o comprometimento do governo e facilita a captação de recursos por editais de diversas instâncias”.
O Complexo Fepasa é o único bem material de Jundiaí tombado em nível nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que já havia aprovado o projeto. No entanto, por fazer parte do Inventário de Proteção do Acervo Cultural (IPAC), a aprovação pelo Compac era uma etapa necessária.
O gestor da UGC, Marcelo Peroni, explica que a restauração visa dar novos usos ao Complexo. “O projeto trata do restauro da fachada da ala histórica e dos telhados, além de trazer novos usos a espaços que ainda estão deteriorados. Paralelo a isso, como parte dos investimentos de novas fases do Avança Jundiaí, devem ser discutidos esses novos usos pela adequação do Plano Diretor do Complexo”.
Mais Mês do Patrimônio
A programação do Mês do Patrimônio segue até o final de agosto. Nesta sexta-feira (09), o Sexta no Centro traz uma edição especial com Rockabilly e início antecipado para as 16h. Estão também previstos os lançamentos do Cine Memória (com a exibição dos depoimentos de personalidades jundiaienses na sala Cult do Paineiras Shopping nos dias 13, 14, 16, 20 e 21 de agosto, às 20h), novas placas de pontos da Rota Turística Centro Histórico (dia 21 de agosto, às 15h), a implementação do Projeto Patrimônio 360 da Biblioteca (dia 28 de agosto, às 19h) e lançamento da Feira nos Trilhos no Complexo Fepasa (dia 30 de agosto, às 19h).
Também fazem parte da programação oficinas, palestras, rodas de conversa, colóquio, uma caminhada turística e a 7ª edição do Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial na Fatec e no Complexo Fepasa.
A programação completa pode ser consultada no site do Mês do Patrimônio.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original