Mês do Patrimônio: projeto de restauro do Complexo Fepasa é aprovado por Conselho

Publicada em 07/08/2019 às 18:38

Em reunião ordinária do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), realizada na noite dessa terça-feira (06), os 15 conselheiros presentes aprovaram por unanimidade o projeto de restauração do Complexo Fepasa. O encontro realizado no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão fez parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2019 e tratou também das apreciações de tombamentos para Jundiaí, com a presença de munícipes interessados no assunto.

Complexo faz parte do Inventário de Proteção do Acervo Cultural (IPAC)

Para o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), William Paixão, que também integra o Conselho, a aprovação do projeto é um passo importante na captação de recursos, por se tratar de um bem tombado. “Além de eventos culturais, o Mês do Patrimônio tem um caráter importante, de dar encaminhamento a ações que garantam a preservação do nosso patrimônio. Isso demonstra o comprometimento do governo e facilita a captação de recursos por editais de diversas instâncias”.

O Complexo Fepasa é o único bem material de Jundiaí tombado em nível nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que já havia aprovado o projeto. No entanto, por fazer parte do Inventário de Proteção do Acervo Cultural (IPAC), a aprovação pelo Compac era uma etapa necessária.

O gestor da UGC, Marcelo Peroni, explica que a restauração visa dar novos usos ao Complexo. “O projeto trata do restauro da fachada da ala histórica e dos telhados, além de trazer novos usos a espaços que ainda estão deteriorados. Paralelo a isso, como parte dos investimentos de novas fases do Avança Jundiaí, devem ser discutidos esses novos usos pela adequação do Plano Diretor do Complexo”.

Pessoas em reunião, em semicírculo, com pessoas sentadas em fileira à parte acompanhando a reunião

Projeto de restauração do Complexo Fepasa foi aprovada por unanimidade

Mais Mês do Patrimônio 
A programação do Mês do Patrimônio segue até o final de agosto. Nesta sexta-feira (09), o Sexta no Centro traz uma edição especial com Rockabilly e início antecipado para as 16h. Estão também previstos os lançamentos do Cine Memória (com a exibição dos depoimentos de personalidades jundiaienses na sala Cult do Paineiras Shopping nos dias 13, 14, 16, 20 e 21 de agosto, às 20h), novas placas de pontos da Rota Turística Centro Histórico (dia 21 de agosto, às 15h), a implementação do Projeto Patrimônio 360 da Biblioteca (dia 28 de agosto, às 19h) e lançamento da Feira nos Trilhos no Complexo Fepasa (dia 30 de agosto, às 19h).

Também fazem parte da programação oficinas, palestras, rodas de conversa, colóquio, uma caminhada turística e a 7ª edição do Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial na Fatec e no Complexo Fepasa.

A programação completa pode ser consultada no site do Mês do Patrimônio.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/07/mes-do-patrimonio-projeto-de-restauro-do-complexo-fepasa-e-aprovado-por-conselho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original