Jundiaí sedia semifinal do maior concurso de startups do Brasil

Publicada em 08/08/2019 às 18:18

Logo de início, duas ideias para aprimorar o monitoramento da Serra do Japi, utilizando alta tecnologia: começou assim a sexta etapa seletiva – de um total de sete – da Amcham Arena, o maior concurso de startups do Brasil, realizada nesta quinta-feira (08) na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot. Nove startups – sendo 8 de Jundiaí – tiveram cinco minutos cada para fazer seu “pitch” – uma apresentação da sua ideia – e convencer a banca julgadora. O evento, que tem apoio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), foi aberto pelo prefeito Luiz Fernando Machado, e contou com a presença do gestor da unidade, Messias Mercadante de Castro.

Candidatos tiveram cinco minutos cada para fazer seu “pitch” – uma apresentação da sua ideia – e convencer a banca julgadora

A competição tem como objetivo aproximar as startups – empresas emergentes, que tentam desenvolver ou aprimorar um novo modelo de negócio, normalmente de base tecnológica – das grandes e médias empresas de diversos setores. Os nove selecionados são empreendedores que atuam nos ramos automotivo, médico, automatização, agronegócio e marketing digital e, após o “pitch”, todos responderam a perguntas da banca julgadora.

Luiz Fernando Machado agradeceu à Amcham pela escolha de Jundiaí como sede dessa etapa do concurso, e destacou o apoio que a cidade tem dado à inovação. “A sociedade avança em ritmo acelerado, e nem sempre o poder público acompanha essas mudanças. Jundiaí, porém, tem buscado diminuir essa distância, investindo no desenvolvimento de tecnologias”, afirmou. “O respaldo do poder público será sempre absoluto a eventos como esse, que incentivam soluções e novas ideias”.

Amcham Arena
Criada como uma clássica câmara de comércio em 1919, a Amcham Brasil reúne hoje os mais variados segmentos do empresariado nacional e tem hoje sua atuação baseada na defesa da livre iniciativa privada no Brasil e das relações entre o País e os Estados Unidos. De abrangência nacional, o Amcham Arena recebeu quase 800 inscrições de startups interessadas em ‘vender seu peixe’, vindos de 20 Estados e mais de 100 cidades. Do número total de inscritos, 658 foram selecionadas para as triagens regionais, que tiveram início em 22 de julho e prosseguem até 16 de agosto.

Prefeito Luiz Fernando Machado abriu a etapa Jundiaí do concurso e destacou o apoio que a cidade tem dado à inovação

Após esta fase de seleção, nas etapas finais, entre 12 de setembro e 2 de outubro, as dez melhores startups de cada região ficarão frente a frente com uma banca formada por grandes CEOs e uma plateia de centenas de executivos. Por último, as vencedoras das regionais participarão, em São Paulo, no dia 17 de outubro, da final nacional. Além de ter a oportunidade de se conectar com uma rede de cinco mil empresas, a competição dá acesso a premiações nacionais e regionais que irão alavancar as startups.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/08/jundiai-sedia-semifinal-do-maior-concurso-de-startups-do-brasil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original