Corpos artísticos levam arte às escolas

Publicada em 09/08/2019 às 17:33

Os alunos da Emeb Pedro de Oliveira, na Vila Joana, tiveram uma rotina diferente nesta semana. A quadra da unidade escolar virou palco e recebeu quatro apresentações, nessa quinta (08) e sexta-feira (09), e mais de 1.100 crianças assistiram com olhares atentos e curiosos à peça “Robin Hood”, da Cia. de Teatro de Jundiaí, que estreia no domingo (25) no Teatro Polytheama.

Elenco se reveza nos papéis e na montagem dos cenários, elementos da natureza e sons

Assim como a Cia. de Teatro, a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) e a Cia. Jovem de Dança são corpos artísticos ligados ao Teatro Polytheama que incentivam a formação de público com apresentações em diversos locais da cidade. Além desses três grupos, também o Coral Municipal é ligado à UGC e realiza apresentações descentralizadas.

Numa divertida e humorada adaptação do clássico infantil, com texto e direção de Carla Candiotto, a companhia utiliza a linguagem do teatro físico para apresentar a história do famoso arqueiro medieval justiceiro, que rouba dos ricos para dar aos pobres, tratando de temas como poder, justiça e cidadania.

Vinícius de Souza, aluno do 1º ano, e Alana Bispo e Daniel Santos, do 2º ano, tiveram o privilégio de interagir com o elenco da companhia. A cena favorita da turminha foi a da rainha tirana que manda os cães ao ataque dos inimigos. “Foi a cena que mais me fez rir”, comenta Alana.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, ressalta os diversos benefícios que os corpos artísticos trazem ao cenário cultural de Jundiaí. “O investimento da Prefeitura nos corpos artísticos fomenta a Economia Criativa que atinge mais de 80 pessoas, entre artistas e envolvidos. Somado a isso, muitos dos espetáculos são pensados para que os corpos se apresentem juntos, o que torna a experiência do público ainda mais enriquecedora. Como por exemplo, o concerto da OMJ deste sábado (10), que contará com a participação especial do Coral Municipal. Sem contar que as apresentações nas escolas tratam-se de mais uma ação da Plataforma de Educação e Cultura”.

Daniel, Vinícius e Alana puderam interagir com o elenco da companhia

Mais atrações
Para a edição do Matinê no Poly do Dia dos Pais neste domingo (11), a Cia. Jovem de Dança apresenta “Instagrimm”. Marcado para as 11h, o espetáculo traz uma mistura entre contos dos irmãos Grimm no formato de Stories de redes sociais. A narrativa mista do coreógrafo e diretor paulista Alex Soares através da dança, vídeo-projeções e teatro físico, remete a um híbrido entre dança e cinema que tem gerado reconhecimento de crítica e público.

A entrada é gratuita e a distribuição de ingressos na bilheteria começa no sábado (10), a partir das 10h. Cada pessoa na fila pode retirar até dois ingressos.

A Cia. de Dança volta a se apresentar no Poly no sábado (24), às 20h, com as coreografias “Estudos em Chrom.aqui”, de Alex Soares, e “Entre o Corpo e o Azul”, de Henrique Rodovalho.

E no domingo (25), às 18h, a Cia. de Teatro estreia a peça “Robin Hood”, também no Polytheama.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4586-2472 e 4522-0770.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/09/corpos-artisticos-levam-arte-as-escolas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original