‘Mamaço’ encerra Semana Mundial do Aleitamento e Municipal do Bebê

Publicada em 09/08/2019 às 18:25

Após dezenas de atividades realizadas ao longo dos últimos seis dias, o ‘Mamaço’ encerra a semana comemorativa Mundial ao Aleitamento Materno e Semana Municipal do Bebê, no Teatro Arena do Jardim Botânico, às 10h, neste sábado (10). Com o tema “A importância da Rede de Apoio na Amamentação e Cuidados na Primeira Infância”, o assunto foi debatido em palestras, oficinas e ações práticas desenvolvidas por várias Unidades de Gestão, principalmente por Educação, Promoção da Saúde, Cultura e Assistência Social com a participação da sociedade.

Semana do Aleitamento e do Bebê encerra neste sábado (10), com ‘Mamaço’ no Jardim Botânico

A proteção social e parental em todas as formas ajuda as mulheres a amamentar e cuidar das crianças. Jundiaí conta com rede de apoio e de informações na Saúde, com os grupos de gestantes, início imediato de pré-natal a partir da confirmação da gestação (teste rápido), Banco de Leite e orientação para o aleitamento materno adequado, além dos cuidados especializados nos equipamentos de alta complexidade. A cidade conta com 1,8 mil gestantes e 3,9 mil mulheres com filhos menores de um ano.

Segundo a nutricionista da Promoção da Saúde (UGPS) e responsável pelo programa São Paulo pela Primeiríssima Infância na cidade, Rita Stringari, a promoção da saúde começa na gestação da criança e prossegue por toda sua vida. “Jundiaí conquistou a menor taxa de mortalidade infantil em 2018, com 7,23, fruto de trabalho intenso de uma rede completa de atendimento. Das gestantes, 86,26% realizam mais de sete consultas no pré-natal, que é o preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a participação de Jundiaí na Rede Latino-Americana da Cidade das Crianças, o trabalho para a faixa etária infantil é ressaltado, com a importância do protagonismo infantil para uma cidade que seja boa para as crianças”, explica.

O encerramento acontece no Jardim Botânico, às 10h. Além do mamaço, haverá roda de conversa sobre aleitamento, gestação e demais temas relacionados.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/09/mamaco-encerra-semana-mundial-do-aleitamento-e-municipal-do-bebe/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original