Mês do Patrimônio: palestra convida à reflexão sobre os Centros de Memória

Publicada em 12/08/2019 às 18:13

O Museu Histórico e Cultural Solar do Barão recebe neste sábado (17), às 10h, a palestra “Centro de Memória, um espaço de todos”. O evento será ministrado pela professora Elisabete Marin Ribas, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, e integra a programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural.

A palestra é um convite à reflexão coletiva sobre as potencialidades dos Centros de Memória, como espaços para a guarda de bens materiais e imateriais, acesso a especialistas, curiosos, professores e famílias nas buscas de seus antepassados. Estão disponíveis 80 vagas, para interessados em geral, e a duração do encontro é prevista para duas horas.

O evento é gratuito e os interessados devem se inscrever pela internet.

Duas mulheres olham com atenção para instalação de uma exposição, protegida por edoma de vidro, com prateleira com acervos de exposição ao fundo

Acerca do tema, até o fim do mês o Museu expõe também a mostra “Documentos do Centro de Memória”

Mais programação
A programação especial do Mês do Patrimônio segue até o dia 31, com mais palestras; as exibições dos depoimentos das personalidades do “E também por mim Jundiaí se fez grande” pelo Cine Memória no Paineiras Shopping, nos dias 13, 14, 16, 20 e 21 de agosto, às 20h; a roda de conversa com as Baianas do Acarajé no Centro Jundiaiense de Cultura (Jorosil), na terça (20) às 15h; a apresentação das placas da terceira fase do programa “Rota Turística Centro Histórico”, na quarta (21), às 15h; o 7º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial na Fatec, nos dias 22, 23 e 24 de agosto.

Também estão programados: mais uma edição da Viagem Fantástica pelo Teatro Polytheama na segunda (26), nos horários das 9h, 13h30 e 15h; a palestra “As mulheres nas Cartas de Datas de Jundiaí de 1657”, no Jorosil, na segunda (26), às 19h; a implementação do Projeto Patrimônio 360 da Biblioteca, na quarta (28), às 19h; o colóquio sobre o samba paulista na Câmara Municipal na quinta-feira (29), às 19h; o lançamento da Feira nos Trilhos no Complexo Fepasa na sexta (30), às 19h; e a Caminhada Tour Jundiahy pelas proximidades do Complexo Fepasa no sábado (31), às 9h. A programação completa pode ser consultada no hotsite do evento.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/12/mes-do-patrimonio-palestra-convida-a-reflexao-sobre-os-centros-de-memoria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original