Sarampo: UBSs de Jundiaí vacinam crianças a partir de 6 meses

Publicada em 12/08/2019 às 14:15

O Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) encaminharam orientação, durante o final de semana, para os municípios que registram casos confirmados de sarampo iniciem a vacinação em crianças a partir de 6 meses. Desta forma, a partir de hoje, as UBSs, Novas UBSs e Clínica da Família ofertam a dose Tríplice Viral (Sarampo – Caxumba – Rubéola) para crianças entre 6 meses e menores de um ano, além da aplicação de rotina aos 12 meses e 15 meses.

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), durante toda a manhã, realizou o reabastecimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estavam com estoque baixo da dose Tríplice Viral na sexta-feira (09).

A vacinação deve ser feita em crianças residentes em Jundiaí, por isso, é necessário a comprovação de endereço, seja por conta em nome dos pais, contrato de aluguel ou carta assinada pelo proprietário do imóvel. Crianças que circulam por Jundiaí, mas são de outros municípios devem ser imunizadas na cidade de origem. “É importante frisar que as doses de rotina devem ser feitas regularmente, aos 12 meses e aos 15 meses. Os demais públicos – até 59 anos -, que não sabem se estão com a imunização adequada ou que não possuam a carteira vacinal, devem procurar a sua UBS, Nova UBS ou Clínica da Família para tirar a dúvida e, se necessário, receber a vacina”, explica. As unidades de Atenção Básica ofertam as doses durante o horário de funcionamento de cada equipamento da Atenção Básica.

Segundo a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente, Jundiaí registra dois casos suspeitos nessa faixa etária, declarada pelo MS como a mais susceptível para complicações da doença. “A inclusão do grupo de bebês entre 6 meses e menores de 12 meses para a vacinação foi determinada pelos órgãos federal e estadual, a partir da identificação da vulnerabilidade do público. Até o momento a VE não foi notificada de internações causadas pela suspeita da doença. Temos apenas um caso confirmado de sarampo, em mulher de 50 anos, e outros 28 – de perfis variados – no aguardo dos resultados”, comenta.

Sintomas
A cidade, até o mês de maio, registrou 100% das crianças de um ano vacinadas contra o sarampo (população estimada de 2,5 mil pessoas). Na faixa etária menor de um ano existem 3,9 mil crianças. O sarampo é uma doença infectocontagiosa grave causada por um vírus (Morbilivirus), transmitida pelas secreções respiratórias. A doença voltou a circular no Brasil em 2018, a partir dos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas com duração mínima de três dias, podendo ocorrer lesões dolorosas na boca. Nos casos graves há o acometimento do sistema nervoso central que pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. Os riscos são maiores para os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

As pessoas nascidas a partir de 1960 devem ficar atentas à carteira de vacinação, pois até os 29 anos deve registrar duas doses contra a doença e a partir desta idade, uma dose. Vale ressaltar que desde 2018 a VE tem informado sobre a necessidade de atenção à carteira vacinal para a doença, já que a ocorrência em outros países naquele período já indicava a possibilidade de chegada do vírus.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/12/sarampo-ubss-de-jundiai-vacinam-criancas-a-partir-de-6-meses/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original