Referência no combate ao tabagismo: saúde de Jundiaí capacita profissionais da região

Publicada em 14/08/2019 às 18:49

Com experiência de 12 anos na luta contra o vício no tabaco, a equipe do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) realizará, nos dias 11 e 12 de setembro, capacitação para profissionais de saúde de Jundiaí e região para a formação com base no modelo multidisciplinar utilizado pelo Município, que registra cerca de 80% de sucesso no abandono do vício. As inscrições serão abertas neste link.

Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) já atendeu há 5,5 mil pessoas em 12 anos de atuação

Segundo o coordenador do PAIT, Carlos Costa, Jundiaí, somente neste ano, realizou o atendimento de 300 pessoas, com a realização de grupos itinerantes em várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Neste mês de agosto completamos 12 de anos de atuação, com um histórico de atendimento de 5,5 mil pessoas, entre as atividades feitas no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), Complexo Argos ou nas UBSs. A capacitação proporcionará o desenvolvimento do trabalho de forma regional e oferta de oportunidade de mudança de vida para pessoas de outras cidades”, explica.

Além da participação de diversos profissionais de Jundiaí, a capacitação contará com a presença de representantes estaduais para apontamentos de temas relativos ao fumo e suas consequências. “É sabido que o consumo de tabaco, em suas mais variadas formas, acarreta diversos males ao organismo, facilitando e agravando problemas respiratórios, câncer de boca, laringe e pulmão, além de outras debilidades. Com o atendimento multidisciplinar, o tabagista é acompanhado em encontros semanais realizados por vários especialistas, que exploram o assunto de forma didática, oferecendo o apoio medicamentoso, se necessário. A conversa em grupo e a troca de experiências colabora com o engajamento ao tratamento”, detalha.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/14/referencia-no-combate-ao-tabagismo-saude-de-jundiai-capacita-profissionais-da-regiao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original