Jundiaí amplia em 50% número de atletas contemplados com incentivo estadual

Publicada em 21/08/2019 às 18:07

Focada na formação do atleta a partir da base, Jundiaí desenvolve, nos últimos dois anos e meio, trabalho específico no departamento de Formação e Rendimento da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) que já rende frutos para o TIME Jundiaí: a ampliação em 50% no número de atletas selecionados para receber o Bolsa Talento Esportivo São Paulo, concedido para os destaques das modalidades mediante aprovação de banca avaliadora. A aumento significativo valida o trabalho que vem sendo desenvolvido com as categorias de base jundiaiense, que vem se destacando nos eventos credenciados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

Maria Eduarda Teixeira, 19 anos, jundiaiense, treina handebol desde criança nos times da cidade

No ano passado o número de contemplados especificamente com o auxílio estadual era de 6 atletas da modalidade de handebol, categoria feminina. Neste ano, com os destaques das equipes e a valorização dos melhores jogadores em ação nos eventos como Jogos Infantis, Jogos da Juventude e Jogos Regionais, a cidade ampliou para 9 os contemplados com o benefício estadual. Ainda há um atleta que aguarda a avaliação da documentação para também passar a ingressar o time dos ‘bolsistas’.

“O esporte é uma ferramenta de desenvolvimento humano importante, que proporciona experiências e bagagem cultural e educativa que não seriam vivenciadas sem a prática esportiva direcionada ao rendimento. Desde o início da nossa gestão, o esporte de competição é formado por atletas da base, a partir das escolas dos Complexos Esportivos. A ampliação dos beneficiados valida o trabalho desenvolvido pelo TIME Jundiaí na busca pelos melhores resultados”, argumenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Maria Eduarda Teixeira, 19 anos, jundiaiense, treina handebol desde criança, há 9 anos. Com os bons resultados conquistados nas competições estaduais e a classificação como um dos destaques no ano passado na categoria artilheira, garantiu à jovem a primeira indicação ao Bolsa Talento Esportivo. “Estou muito feliz por ter sido indicada e ter conseguido a bolsa. É um valor que me ajuda na compra das minhas compras necessárias, como tênis, por exemplo”, explica a estudante de Fisioterapia que representa o Município pelo TIME Jundiaí.

Os incentivos não se restringem ao Estado. O município oferta 65 Bolsas Atleta Estudo, que reembolsa em até R$ 500 o atleta que represente a cidade e que estude, simultaneamente. Atualmente uma vaga está aberta, após atleta se afastar dos estudos. Já entre os benefícios nacionais, a cidade conta com 10 atletas selecionados (4 Bolsa Atleta Nacional e 6 Bolsa Atleta Paralímpica).

Handebol é uma das modalidades que registra atletas com conquista de bolsas Talento Esportivo SP

Segundo a diretora do Departamento de Esporte de Formação e Rendimento da UGEL, Rita Orsi, Jundiaí tem avançado no segmento. “Nos últimos dois anos e 8 meses tivemos crescimento quantitativo e qualitativo nos resultados, não somente nas competições grandes como os Jogos Infantis, Regionais e Abertos. Investimos em treinamento, avaliações e as equipes responderam acima do esperado em pouco tempo”, detalha.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/21/jundiai-amplia-em-50-numero-de-atletas-contemplados-com-incentivo-estadual/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original