Com dispositivos ecológicos, Paço Municipal recebe visitas de estudantes
Publicada em 02/09/2019 às 18:21O prédio do Paço Municipal, que completou 30 anos de construção neste ano, é ponto de visitação de estudantes pela arquitetura diferenciada e também pelos dispositivos ecológicos implementados para a redução no consumo de água, economia de energia e equilíbrio da temperatura.
A Prefeitura de Jundiaí adota medidas sustentáveis também em outros equipamentos públicos, já em utilização e em construção. Construído com andares abertos, janelas amplas em vidro e teto transparente, o prédio do Paço é apresentado aos estudantes como modelo de prédio público.
Paço Municipal é visitado por crianças; prédio que completou 30 anos conta com iluminação natural, jardim para controle de temperatura interna e piso que facilita a infiltração da água para o lençol freático
“Além da própria estrutura e arquitetura ter sido desenhada para o melhor aproveitamento da ventilação e da iluminação, o jardim, localizado no térreo, colabora para o controle de temperatura interna. Ainda existem os dispositivos de controle de consumo de água nas torneiras e descargas”, explica o diretor Tadeu Mantovani, responsável pela visitação orientada. As visitações podem ser agendadas diretamente com a Unidade de Gestão e Relação com o Cidadão (UGIRC), departamento de Cerimonial.
O piso do prédio também foi pensado para ser sustentável. As áreas interna e externa contam com pavimento feito no modelo de piso português, para a infiltração da água no lençol freático. A administração tem adotado medidas de redução no consumo de água e de energia nos demais prédios e equipamentos públicos.
Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas contará com vários dispositivos sustentáveis
Economia
A iluminação da pista de atletismo e das vias internas do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Nicolino de Luca (Bolão) foram trocadas pelo LED, no final de 2018. A medida, além de economizar no gasto de energia, também proporciona melhor qualidade de iluminação do local.
Ainda em construção, o prédio da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Hortolândia, contará com dispositivos ecológicos, além dos economizadores de água nas torneiras e banheiros, será instalado um painel fotovoltaico para geração de energia solar, iluminação em LED, preparação para recepção de energia eletrovoltaica, aquecimento solar (água) e reuso de água para limpeza de área externa. A escola ainda será integrada à praça localizada no terreno ao lado.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
04/01/2025
Prefeito realiza visitas técnicas e avalia demandas em saúde, esporte e inovação em Jundiaí
-
03/01/2025
Prefeitura reforça organização da Festa da Uva com reunião intersetorial das pastas
-
01/01/2025
Prefeitura de Jundiaí realiza posse dos secretários do novo governo
-
01/07/2024
Jundiaí integra mais dois municípios à Rede de Cidades das Crianças
Baixe as fotos desta notícia na resolução original