Com dispositivos ecológicos, Paço Municipal recebe visitas de estudantes

Publicada em 02/09/2019 às 18:21

O prédio do Paço Municipal, que completou 30 anos de construção neste ano, é ponto de visitação de estudantes pela arquitetura diferenciada e também pelos dispositivos ecológicos implementados para a redução no consumo de água, economia de energia e equilíbrio da temperatura.

A Prefeitura de Jundiaí adota medidas sustentáveis também em outros equipamentos públicos, já em utilização e em construção. Construído com andares abertos, janelas amplas em vidro e teto transparente, o prédio do Paço é apresentado aos estudantes como modelo de prédio público.

Paço Municipal é visitado por crianças; prédio que completou 30 anos conta com iluminação natural, jardim para controle de temperatura interna e piso que facilita a infiltração da água para o lençol freático

“Além da própria estrutura e arquitetura ter sido desenhada para o melhor aproveitamento da ventilação e da iluminação, o jardim, localizado no térreo, colabora para o controle de temperatura interna. Ainda existem os dispositivos de controle de consumo de água nas torneiras e descargas”, explica o diretor Tadeu Mantovani, responsável pela visitação orientada. As visitações podem ser agendadas diretamente com a Unidade de Gestão e Relação com o Cidadão (UGIRC), departamento de Cerimonial.

O piso do prédio também foi pensado para ser sustentável. As áreas interna e externa contam com pavimento feito no modelo de piso português, para a infiltração da água no lençol freático. A administração tem adotado medidas de redução no consumo de água e de energia nos demais prédios e equipamentos públicos.

Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas contará com vários dispositivos sustentáveis

Economia
A iluminação da pista de atletismo e das vias internas do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Nicolino de Luca (Bolão) foram trocadas pelo LED, no final de 2018. A medida, além de economizar no gasto de energia, também proporciona melhor qualidade de iluminação do local.

Ainda em construção, o prédio da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Hortolândia, contará com dispositivos ecológicos, além dos economizadores de água nas torneiras e banheiros, será instalado um painel fotovoltaico para geração de energia solar, iluminação em LED, preparação para recepção de energia eletrovoltaica, aquecimento solar (água) e reuso de água para limpeza de área externa. A escola ainda será integrada à praça localizada no terreno ao lado.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/09/02/com-dispositivos-ecologicos-paco-municipal-recebe-visitas-de-estudantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original