Festeju tem recorde de inscrições e realiza rodas de conversa nesta quarta e quinta

Publicada em 03/09/2019 às 11:46

O Festeju estreia nesta terça, às 20h, no teatro do Sesc, com a peça “O Encontro de Malcolm X e Martin Luther King Jr”

O Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju), que estreia nesta terça (03), bateu este ano seu recorde de inscrições, que foram encerradas à meia-noite de segunda-feira. Foram 108 grupos inscritos para a Cena Profissional e 25 para a Cena Amadora, que estão sendo avaliados e cujo cronograma de apresentações será divulgado esta semana.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, é um excelente sinal. “Este número é muito além do que esperávamos, o que promete um festival com grupos seletos e apresentações de qualidade”, afirmou. O Festeju estreia sua terceira edição nesta terça, às 20h, no teatro do Sesc Jundiaí, com a peça “O Encontro de Malcolm X e Martin Luther King Jr”, que propõe um debate sobre as estratégias pelo fim da discriminação racial fundamentados nas ideologias dos dois ícones norte-americanos. A entrada é franca.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Outro destaque desta semana são as rodas de conversa, que irão ocorrer no Sesc nesta quarta e quinta-feiras (4 e 5 de setembro). Na quarta, às 19h30, a atriz e cantora Amanda Acosta e a jundiaiense Carla Candiotto, atriz, produtora e diretora, falam sobre a importância do teatro para crianças; na quinta, dia 5, no mesmo horário, o ator e diretor Zécarlos Machado e Eduardo Tolentino, um dos fundados do Grupo TAPA, abordam a perspectiva do teatro através do olhar do ator e do diretor. Ambos os eventos são abertos e têm entrada franca.

Eduardo Tolentino, um dos fundadores do premiado Grupo TAPA, participa de roda de conversa nesta quinta

“Para termos um festival de teatro como política pública é importante que haja essa formação e discussão sobre o ‘fazer teatral’, seja para amadores ou profissionais”, diz o gestor. “A ideia das rodas de conversa é justamente essa: colocar em discussão o movimento teatral, inclusive o teatro infantil, que faz parte das políticas públicas da cidade”.

O Festeju contará com espetáculos teatrais profissionais, amadores e estudantis nas Cenas Amadora e Profissional e categorias infantil, infanto-juvenil e adulto. Pela Cena Profissional, as apresentações serão realizadas no Teatro Polytheama entre os dias 14 e 22, e uma comissão especial de julgamento selecionará nove espetáculos em todas as categorias, que receberão R$ 5 mil cada como prêmio. Já pela Cena Amadora, as apresentações serão realizadas no Complexo Fepasa e nas praças do Centro entre os dias 4 e 22, e os três primeiros colocados receberão um troféu como prêmio.

A atriz, produtora e diretora jundiaiense Carla Candiotto participa de roda de conversa nesta quarta

Os ingressos gratuitos serão distribuídos na data e local de cada espetáculo, por ordem de chegada, com exceção das peças apresentadas nas praças do Centro. No Polytheama, os ingressos serão distribuídos a partir das 10h no dia do espetáculo.

O 3º Festeju é uma realização da UGC, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, a Câmara Setorial de Teatro e a TVTEC, com apoio institucional do Sesc. O festival tem programação gratuita e para todos os públicos no Teatro Polytheama, no Complexo Fepasa e no Sesc até o dia 22 de setembro. Mais informações podem ser obtidas neste link.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/09/03/festeju-tem-recorde-de-inscricoes-e-realiza-rodas-de-conversa-nesta-quarta-e-quinta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original