Conferência do Esporte acontece nesta quinta-feira (5), na Câmara

Publicada em 04/09/2019 às 12:59

Pelo segundo ano consecutivo será realizada a Conferência Municipal de Esporte e Lazer em Jundiaí. O objetivo do encontro é apresentar e debater os caminhos a serem seguidos para o atendimento da Lei Orgânica do Município por meio de Políticas Públicas dedicadas ao Esporte e ao Lazer. Organizada pela parceria de Prefeitura de Jundiaí, Câmara Municipal e Conselho Municipal de Esporte e Lazer, o encontro é aberto ao público e será realizado na quinta-feira (05), às 19h, na Câmara.

De acordo com Luiz Trientini, gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), a primeira edição do evento, realizada no ano passado, trouxe diversos ganhos. “Em 2018 discutimos as necessidades de avanços e modernizações na Lei Orgânica, em relação ao Esporte e ao Lazer. E isso foi conquistado. Nesta edição, a intenção é apresentar para a população o que é a Lei e de que forma ela direciona as políticas públicas, inclusive na área de esporte e lazer”, explica.

Conferência Municipal do Esporte tem por objetivo divulgar a Lei Orgânica que prevê acesso ao esporte e lazer par todo cidadão jundiaiense

Para o assessor especial da UGEL, Felipe Cunha, o evento também atua como disseminador de boas experiências, já que contará com a participação de Marinella Burgos Pimentel dos Santos, que atua em gestão pública e elaboração de projetos nas áreas de educação, esporte e cultura, com experiência em planejamento e desenvolvimento de políticas públicas de esporte. “No ano passado contamos com a Rede de Esporte pela Mudança Social (REMS) na discussão da conferência. A educadora enriquecerá com experiências de atuação na construção de políticas públicas direcionadas para segmento, que é um direito de todo o cidadão jundiaiense, assim como educação e saúde”, analisa.

“No ano passado, abordamos as alterações que seriam feitas no capítulo de Esportes da nossa Lei Orgânica, algo estudado pelo Conselho Municipal e pela Comissão de Esportes da Câmara, a qual eu presidia à época. Neste ano, já temos as mudanças aprovadas e a lei atualizada. Falaremos então da relação entre Legislativo e Executivo para aplicação desta legislação no acesso ao esporte, como um direito de todos na cidade”, diz o presidente da Câmara, Faouaz Taha, que irá participar da conferência.

A Lei Orgânica é o direcionamento estabelecido ao Município para o desenvolvimento e atuação, em todas as áreas. Por não contar com um Sistema Nacional de Esporte (SNE), que define o papel da União, dos Estados e dos Municípios, em regime de colaboração, para o financiamento e promoção de políticas públicas articuladas, a Lei Orgânica do Município funciona como um norte e aponta os caminhos a serem seguidos para o atendimento à população. “Em Jundiaí, trabalhamos na perspectiva do esporte como promotor de desenvolvimento humano e de qualidade de vida. Universalizar o acesso e garantir qualidade no atendimento é a nossa missão. Idealizamos o TIME Jundiaí em torno desta ideia”, detalha Cunha.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/09/04/conferencia-do-esporte-acontece-nesta-quinta-feira-5-na-camara/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original