Maria dos Pacotes será tema de exposição na Pinacoteca

Publicada em 09/09/2019 às 12:44

A Pinacoteca de Jundiaí abre na próxima quinta-feira (12) a exposição fotográfica ‘Maria dos Pacotes: a Figura e a Lenda’, com fotos e intervenções artísticas da figura enigmática que perambulava nas ruas de Jundiaí nas décadas de 70 e 80, feitas pela fotógrafa e artista plástica Regina Kalman. A entrada é franca.

Maria dos Pacotes chamava a atenção pela pele clara e os olhos azuis, e andava pelas ruas levando seus pacotes amarrados na cintura. Poucas vezes se dirigia a alguém, e em torno dela havia uma lenda de que falava russo e que teria ficado traumatizada ao ser abandonada no altar no dia de seu casamento. Essas histórias, porém, nunca tiveram confirmação.

Exposição traz fotos e intervenções artísticas da figura enigmática que perambulava nas ruas de Jundiaí nas décadas de 70 e 80

Segundo Regina Kalman, o nome real de “Maria dos Pacotes’ era Carlota Edith Barbieri, e sua morte foi noticiada na imprensa em janeiro de 2009. Segundo as publicações da época, ela estava morando em uma pensão depois de um atropelamento, e um jornal, achado entre seus pertences, trazia notícias sobre o drama de sua rejeição amorosa. Mas até isso também é incerto.

“Eu a encontrava às vezes na rua e era atraída por sua figura misteriosa”, conta Regina. “Como sempre estava com minha câmera, eu a fotograva – mas ela me xingava, eu tinha que sair correndo. Nos últimos tempos, porém, ela não se ofendia mais, e eu podia fotografá-la sem causar problemas”.

A personagem perambulante que era vista nas ruas centrais de Jundiaí se tornou até o ‘bicho papão’ usado pelas mães para assustar as crianças desobedientes. No entanto, Maria não assustava ninguém, mas despertava a curiosidade e a piedade dos que a conheceram ou, simplesmente, ouviram falar dela. “Foi-se a Carlota e ficou a lenda da Maria dos Pacotes no imaginário popular”, resume Regina.

A abertura da exposição, que prossegue até 14 de outubro, será na próxima quinta, às 19 horas. A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes fica na Rua Barão de Jundiaí, 109.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/09/09/maria-dos-pacotes-sera-tema-de-exposicao-na-pinacoteca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original