Alerta da Defesa Civil: Jundiaí tem o segundo dia mais quente do ano

Publicada em 12/09/2019 às 13:25

Uma intensa onda de calor está atuando em todo o estado de São Paulo, deixando o ar seco e diminuindo a nebulosidade e as condições de chuva. Ao menos até o início da próxima semana não é esperada chuva em Jundiaí, de acordo com o Boletim Meteorológico da Defesa Civil divulgado nesta quinta-feira (12), que confirma o calor intenso e a baixa umidade do ar. Segundo o boletim, Jundiaí registrou nesta quarta (11) o segundo dia mais quente do ano, com 34 graus. Até agora o dia mais quente tinha sido registrado em 31 de janeiro passado, com 37 graus, porém no auge do verão.

Com umidade relativa do ar baixa, a dica é evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 16 horas

Por conta de uma frente fria que deve avançar pelo litoral de São Paulo entre sexta e sábado, há probabilidade de aumento da nebulosidade e as temperaturas máximas tendem a ficar um pouco menores, mas a sensação de calor irá permanecer.

Jundiaí não recebe uma chuva significativa há 10 dias, e por conta disso a Umidade Relativa do Ar (URA) está baixa nestes últimos dias. Segundo o monitoramento realizado pela Defesa Civil a URA nesta segunda semana de setembro está abaixo dos 30%, correspondendo ao estado de Atenção. Na quarta (11) a URA chegou ao seu valor mínimo no ano: 20%, valor limite para o ingresso no estado de Alerta. Não há previsão de chuva para os próximos dias em Jundiaí, e a URA deve continuar bem abaixo do ideal.

A baixa URA pode desencadear problemas à saúde e ao meio ambiente, como complicações alérgicas, dor de cabeça e aumento do risco de incêndios em pastagens e florestas.

Dicas de como minimizar os efeitos da baixa Umidade Relativa do Ar:

Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 16 horas;
Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, como por exemplo, em áreas vegetadas;
Consumir água à vontade;
Lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz;
Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
Evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado;
Manter a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros e poeira.
Não queimar lixo nem provocar queimadas.

É importante ressaltar que provocar queimadas é crime ambiental, passível de punição. Quem presenciar um incêndio ou alguém ateando fogo a matas pode denunciar pelos telefones 190 (Polícia Militar), 153 (Guarda Municipal) ou 193 (Bombeiros).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/09/12/alerta-da-defesa-cilvil-jundiai-tem-o-segundo-dia-mais-quente-do-ano/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original