Contra queimadas, crianças participam de palestra com Divisão Florestal

Publicada em 18/09/2019 às 18:11

As crianças da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Lázaro Miranda Duarte Paes participaram de palestra educativa com a equipe da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – Divisão Florestal, sobre a importância da preservação da Serra do Japi e o cuidado contra as queimadas, grande vilão da proteção ao meio ambiente em períodos de estiagem. A palestra foi a primeira de uma série que será realizada na região abrangida pela Serra do Japi e, posteriormente, para os demais bairros da cidade a partir de parceria entre a Unidade de Gestão de Educação e GMJ.

Ao todo, 256 alunos participaram da palestra realizada pelo subinspetor Paulo César Guedes e pelo GM Isaque Tavares Santos. O entorno da Serra do Japi conta com trechos de atividade rural, com extensões de terra onde o risco da prática de queimadas é maior. O fogo ainda é utilizado para ‘limpar’ áreas de lavouras e pasto em algumas cidades, ligado ao poder aquisitivo e à cultura daquela população.

“Jundiaí conta a Lei 8.858, que proíbe queimadas, regula reparação do dano ambiental e cria Comissão técnica permanente sobre o assunto. Levar as informações para as crianças sobre os riscos que as queimadas trazem para a saúde, auxilia as futuras gerações ter um maior comprometimento com o meio ambiente a fauna e a flora “, explica a responsável pela Núcleo de Educação Socioambiental da UGE, Walkiria Plaza Nunes.

Dentre os efeitos sobre a saúde decorrentes das queimadas são enumeradas: a irritação dos olhos e garganta, a tosse, a falta de ar, o nariz entupido, a vermelhidão e a alergia na pele e até desordens cardiovasculares. Para o meio ambiente, o comprometimento da qualidade do ar e a perda de fauna e da flora prejudicam não somente o entorno, como comprometem o equilíbrio ambiental.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/09/18/contra-queimadas-criancas-participam-de-palestra-com-divisao-florestal/
Leia mais sobre , , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original