Defesa Civil coloca cidade em Estado de Alerta devido à baixa umidade

Publicada em 18/09/2019 às 15:14

Jundiaí não recebe uma chuva significativa há 15 dias, e por conta disso a Umidade Relativa do Ar (URA) continua em níveis muito abaixo dos satisfatórios. Segundo o monitoramento realizado pela Defesa Civil na terça-feira (17), a URA atingiu o valor mínimo de 20%, ingressando no Estado de Alerta. Na segunda-feira (16), a URA estava em 21%.

Pôs do sol na Serra do Japi: segunda vez que a cidade entra em Estado de Alerta este mês

O monitoramento tem revelado que os valores de URA mínimos estão ocorrendo entre as 15h e 17h. Entre as recomendações da Defesa Civil, estão evitar exercícios físicos entre 11 e 17 horas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, permanecer em locais protegidos do sol e não queimar lixo nem provocar queimadas.

Esta é a segunda vez no mês em que Jundiaí entra em Estado de Alerta devido à URA; a primeira foi no último dia 11.

Nesta quinta (19), a aproximação de uma frente fria irá dar condições para pancadas de chuva de intensidade moderada, acompanhadas por descargas elétricas em todo o Estado de São Paulo. Essa condição continuará até pelo menos sábado (21).

Classificação dos estados críticos

30% ou mais de URA – Estado de Observação

De 30% até 21% de URA – Estado de Atenção

De 12% até 20% de URA – Estado de Alerta

Abaixo de 12% de URA – Estado de Emergência

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/09/18/defesa-civil-coloca-cidade-em-estado-de-alerta-devido-a-baixa-umidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original