Vacina Pentavalente: estoque deve ser regularizado em novembro

Publicada em 18/09/2019 às 18:15

A Vigilância Epidemiológica (VE), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), recebeu a informação de que a distribuição das vacinas Pentavalentes, feita pelo Ministério da Saúde, deve ser regularizada em novembro. A falha na oferta é nacional, e assim que disponibilizada a dose, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) farão busca ativa de crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade entre os meses de agosto e novembro para vaciná-las.

Ministério da Saúde estima regularizar o esto que de vacinas Pentavalente em novembro

De acordo com a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente, a dose protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b. “A orientação do Ministério da Saúde é para que seja feita a vacinação do público que não teve acesso às doses no período correto, assim que houver a distribuição do imunobiológico. A expectativa é para que o novo lote seja entregue a partir de novembro”, comenta.

A falha, ainda segundo o órgão federal, é decorrência da reprovação no teste de qualidade das doses adquiridas por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), realizado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/09/18/vacina-pentavalente-estoque-deve-ser-regularizado-em-novembro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original