Participação e transparência marcam a segunda audiência do Plano Diretor
Publicada em 19/09/2019 às 18:58Trocas de ideias e entre técnicos e público conduziram a segunda audiência de revisão do Plano Diretor de Jundiaí, ocorrida na noite desta quarta-feira (18), na Câmara Municipal. O debate a respeito do tema é resultado de dois anos de trabalho dos técnicos da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), em parceria com representantes da comunidade. No dia 12 de setembro, foi feita a primeira audiência pública do Legislativo, também no auditório da Casa de Leis.
Nas duas ocasiões, apesar de técnico, o tema atraiu a atenção de vários segmentos da sociedade e lotou o plenário. O segundo encontro foi comandado pelo presidente da Câmara, Faouaz Taha, e novamente teve a participação do gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho. Foi grande o interesse pela audiência: ao todo 37 pessoas se inscreveram para falar por três minutos cada uma sobre alguns dos principais pontos do Plano Diretor.

Público compareceu para contribuir com as discussões
O gestor Sinésio disse que o Plano Diretor é fruto de um processo com várias etapas. “Desde o início, a Prefeitura de Jundiaí disse que este processo seria transparente e participativo. E foi isso que ocorreu”, lembra. “As divergências são comuns. Propomos o diálogo e, ao invés de ter a maioria, prefiro a negociação e o consenso. Quando não existe consenso, aí vamos pela decisão da maioria”, emenda.
Foram debatidos ainda assuntos ligados ao Jardim Brasil, ao perfil rural e urbano de bairros como Fernandes e Corrupira, além de segurança, limpeza pública e mobilidade, entre outros assuntos, com a aprovação do projeto.
O presidente da Câmara, Faouaz Taha, declarou que a propositura ainda tem que cumprir um rito de tramitação na Casa e aguardar o parecer do Conselho Municipal de Políticas Territoriais (CMPT). “A troca de ideias nestas duas audiências públicas foi muito importante e produtiva. Acredito que, na segunda quinzena de outubro, o projeto de revisão do Plano Diretor pode ser colocado na pauta para a última discussão em plenário e votação”, projeta Faouaz.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
14/02/2025
Prefeitura de Jundiaí avança na integração de projetos para fortalecer a segurança viária
-
31/12/2024
Horta comunitária e área de lazer são entregues no Jardim São Camilo
-
31/12/2024
Pé de Árvore: programa alcançou 1.485 mudas plantadas em Jundiaí
-
09/12/2024
Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original