Escola Inovadora: Educadores participam de Encontro Internacional de Educação
Publicada em 24/09/2019 às 12:47O Programa Escola Inovadora, da Prefeitura de Jundiaí, tem entre os pilares para a oferta de ensino de qualidade e a formação constante de todos os educadores. Na noite de segunda-feira (23) foi realizado o III Encontro Internacional de Educação STEAM, promovido pela Unidade de Gestão de Educação (UGE) em parceria com a Fundação Siemens, para 180 educadores com o objetivo de apresentar informações sobre a Base Nacional Comum Curricular e a metodologia aplicada pela Siemens Stiftung (pedagogia Steam), programa parceiro de Jundiaí para a formação de crianças ‘makers’, ou seja, futuras gerações criativas, questionadoras e preparadas para os desafios tecnológicos. Uma nova formação da pedagogia internacional será oferecida no mês de novembro.
Realizado no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, o encontro contou com apresentação de Coral das Escolas em Tempo Integral das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e palestras do executivo de Educação da Siemens Stiftung, Werner Busch, e da Secretária Executiva do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular, Alice Ribeiro. “Receber especialistas em Educação, de nível internacional, para falar sobre a Educação contemporânea pelo mundo e confirmando que a metologia e a proposta da Escola Inovadora estão alinhadas com o que há de mais moderno, só confirmam que estamos no caminho certo para a formação das ‘crianças makers’, conectadas com o fazer. A parceria com a Fundação Siemens e o desenvolvimento de atividades que despartam o interesse por artes, ciência, matemática e tecnologia será ampliada a partir de nova formação que será oferecida aos educadores, em novembro”, explica a gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques.
Animado com a devolutiva dos educadores já capacitados anteriormente pela Fundação Siemens, com a pedagogia STEAM, Werner Busch, comentou sobre a importância da formação ampla das crianças. “Os norteadores da pedagogia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) são baseados em refletir os negócios da Siemens, ser acessível a todos os anos escolares, possível de adoção em qualquer país e idioma além de contribuir para a boa qualidade de educação em tecnologia. O entusiasmo das crianças e dos professores trabalhando com a metodologia de incentivo ao ‘fazer’ é nítido e contribui para a formação de uma sociedade mais preparada para as profissões do futuro. Jundiaí está no caminho certo”, detalha o executivo.
Segundo a Secretária Executiva da Siemens Fundação Brasil, Bianca Moreira Talassi, o órgão é sem fins lucrativos e o incentivo à educação faz parte dos compromissos estabelecidos pela Siemens. “A pedagogia STEAM tem por objetivo a transformação da sociedade e está presente em 83 cidades pelo mundo, atende a 150 mil crianças e já possui 2 mil educadores treinados. A investigação científica, inserida desde o início da educação, forma pessoas que fazem perguntas, curiosas e que transformam a sociedade”, argumenta a executiva, lembrando que a Base Nacional Comum Curricular também conta com apontamentos científicos na grade, apresentado por Alice Ribeiro.
Segundo a Secretária Executiva do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular, Jundiaí está avançada na discussão. “Saber que a cidade conta com 700 educadores envolvidos na construção de uma grade municipal é gratificante, já que contará com os norteadores definidos ao longo da última década para o País, com os saberes estabelecidos em cada ano escolar”, analisa.
Para a educadora da rede municipal, Luciana Yuri Maciel da Silva, o III Encontro Internacional de Educação, é uma oportunidade de ampliar a formação. “A inovação é uma ferramenta para a formação das crianças. O como fazer, oferecido pelas formações, oportunizam outras formas de realizar as atividades, de oferecer o conhecimento para as crianças”, argumenta.
Elaine Cortez, professora da UGE, lotada na EMEB Pedro de Oliveira, ressalta a importância do Programa Escola Inovadora para a rede municipal. “As formações e capacitações proporcionam oportunidade de os educadores aprenderem mais e mais sobre como oferecer educação de qualidade para as crianças. Hoje, apresentar as matérias de forma explanativa somente, não funciona mais. As crianças estão ligadas à tecnologia. A Escola Inovadora oferece as ferramentas para que possamos proporcionar experiências educativas para a formação do futuro da sociedade”, explica.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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