Encontro estreita relações comerciais entre Jundiaí e Botswana

Publicada em 25/09/2019 às 19:06

Cerca de 40 empresários de Jundiaí e região, além de convidados, estiveram presentes a uma rodada de conversas realizada na tarde desta quarta (25), no Paço Municipal, com uma comitiva de Botswana. O encontro teve à frente o gestor da Casa Civil (UGC), Gustavo Maryssael de Campos, representando o prefeito Luiz Fernando Machado, e a embaixadora do país africano, Tebogo Teko Motshome.

A iniciativa foi da administração Luiz Fernando Machado, por meio da Assessoria de Cooperação Internacional da Prefeitura de Jundiaí. Na ocasião, a comitiva do país africano apresentou as oportunidades de negócio no País e as vantagens oferecidas aos empresários brasileiros, inclusive um plano de isenção de impostos por um período que pode chegar a dez anos

Encontro teve à frente o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael de Campos, representando o prefeito Luiz Fernando Machado, e a embaixadora do país africano, Tebogo Motshome

Botswana, um país da África subsaariana sem costa marítima e com boa parte de seu território formada por deserto, tem pouco mais de 2,26 milhões e baixo nível de industrialização. Por esse motivo, importa boa parte do que consome – inclusive 60% dos alimentos. Do Brasil, já são importados carne, máquinas e veículos, mas, segundo a embaixadora, há um campo vasto para novos negócios. “Somos um país pequeno, mas representamos um grande mercado consumidor, graças a diversos tratados comerciais. Estou em Jundiaí para mostrar como investir em Botswana”, afirmou Tebogo Motshome, agradecendo a acolhida pelo município. Os empresários locais presentes à reunião eram, em sua maioria, da área de alimentos e bebidas, mas também havia representantes da área de cosméticos e insumos médicos. José Ruben Marone, cônsul honorário de Botswana, também agradeceu a oportunidade. “Botswana não teria acesso a tantos empresários se não fosse a visão estratégica da administração de Jundiaí”.

O gestor da UGC deu as boas-vindas à comitiva, em nome do prefeito, e reforçou que o papel da administração pública é justamente ser um facilitador. “É com esse viés que a administração Luiz Fernando Machado trabalha, potencializando as relações internacionais e estimulando o empresariado, para orientá-lo e apresentar novos horizontes”, afirmou.

Também estiveram presentes à reunião o gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Messias Mercadante; o  assessor especial de Cooperação Internacional da Prefeitura de Jundiaí, Carmelo Paoletti Neto; e a assessora de Políticas para a Igualdade Racial, Isabela Galdino Miguel.

No final da tarde, um evento cultural, realizado no Solar do Barão, celebrou o Independence Day de Botswuana, com músicos e dançarinos do País

No final da tarde, um evento cultural, realizado no Museu Histórico (Solar do Barão) celebrou o Independence Day de Botswuana – comemorado em 30 de setembro, quando o País comemora 53 anos de independência. Músicos e um grupo de dança, vindos do país africano, apresentaram parte da cultura do País.

Laços com a África

Esta não é a primeira vez que a comitiva de Botswana visita Jundiaí. Em junho passado, a embaixadora africana foi recebida pelo prefeito Luiz Fernando Machado, tendo na pauta a possibilidade do estreitamento de relações comerciais com Jundiaí. O encontro deu continuidade a conversas iniciadas durante o African Day, evento realizado pela Prefeitura de Jundiaí em 22 de maio e que teve como um dos palestrantes o cônsul honorário Marone.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/09/25/encontro-estreita-relacoes-comerciais-entre-jundiai-e-botswana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original