Alunos conferem preservação de nascente
Publicada em 26/09/2019 às 18:43Um ano após a realização do plantio de mudas na nascente do Jardim Ermida 1, em Jundiaí, um grupo de alunos das escolas municipais retornou ao local, indicada como Nascente Modelo 2018, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das mudas plantadas para a preservação da nascente e restauração ecológica da área.
Em 2019 a Nascente Ermida 1 foi indicada novamente como nascente modelo, já que seu processo de recuperação é ascendente. No ciclo ambiental do Programa Município Verde e Azul (PMVA) deste ano, houve visitas das escolas municipais à nascente para acompanhamento do processo de restauração da mesma e para promover a conscientização da importância da preservação das nascentes e dos recursos hídricos de Jundiaí.

Jardim Ermida 1 ganhou este ano uma nascente modelo
Por entender que tratar dos problemas ambientais é essencial para a formação de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), dentro das ações propostas nas Vivências “Nascentes”, desenvolveu essas atividades ambientais e educativas para sensibilizar os alunos da importância das nascentes. Há ainda o objetivo de frear o desperdício de água e a degradação destes locais.
Em 2017, no ambiente escolar, os alunos da Rede Pública participaram de uma palestra ministrada pelo representante da DAE/Jundiaí, Júlio César Lamarca, e pela responsável pelo Núcleo de Educação Socioambiental da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Walkiria Plaza. Na ocasião, foram abordados assuntos como a importância das nascentes no fornecimento de água para os córregos e rios que abastecem todo o município, o seu papel como fonte de vida para outros organismos; a necessidade de preservação e conservação do entorno das nascentes e que o lançamento de lixo e esgoto prejudica o desenvolvimento das suas funções ecológicas.
Depois, os alunos foram conhecer a nascente do bairro e realizaram um plantio de espécies nativas em seu entorno. Os estudantes ainda tomaram conhecimento da instalação de uma placa que identifica a presença da nascente para toda a comunidade.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
23/02/2021
Audiência Pública do novo Código de Obras e Edificações será virtual
-
22/02/2021
Moradores do Novo Horizonte podem participar da escuta para o Plano de Bairro
-
15/01/2021
Debea realiza primeiro mutirão de castração do ano
-
08/01/2021
Debea: número de castração cresce 18%
Baixe as fotos desta notícia na resolução original