Prefeitura faz mutirão de castração no bairro Agapeama
Publicada em 28/09/2019 às 15:40Ao todo, neste sábado (28), 165 animais foram castrados e microchipados gratuitamente em mais um grande mutirão de castração realizado pela Prefeitura, por meio do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA). O atendimento foi feito na EMEB Iraci Ferreira Bueno, com base nos cadastros da Central de Atendimento 156. Até o mês de agosto, mais de 1,8 mil animais haviam sido castrados.

Ao todo, 165 cães e gatos foram castrados na ação realizada pelo DEBEA no bairro da Agapeama
Carolina Camargo levou o cachorro de estimação, Lobo, de 4 anos, para ser castrado. “Ele foi resgatado da rua e ganhou uma casa com família. A castração é uma forma de garantir segurança e saúde para ele”, comentou.
Carlos Cunha levou seu amigo fiel, Negão, de 2 anos, para ser castrado, junto com a outra cachorrinha de estimação da família, a Cristal, de 6 anos. “A atividade oferecida pela Prefeitura é importante para evitar mais animais abandonados nas ruas. Eu contei com a ajuda do vizinho, que inscreveu meus animais no cadastro pela internet”, contou.

Carolina Cardoso levou o amigo Lobo, de 4 anos, para ser castrado no mutirão realizado pelo DEBEA
Para a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos, a participação da população foi importante, no entanto, ainda houve registro de faltas. “Das 200 castrações disponibilizadas, forma realizadas 165. As 35 pessoas que não compareceram e não avisaram, acabaram tirando a vaga de outros. A castração é uma medida de saúde para o animal, já que previne algumas doenças e é simples de ser feita. É importante que os proprietários se atentem às orientações sobre alimentação e condições dos animais quando da chamada para a operação e microchipagem”, comenta.
O próximo mutirão está previsto para o bairro do Corrupira, com a realização no mês de dezembro. As solicitações para castração devem ser feitas pelo serviço 156 da Prefeitura de Jundiaí, ou pelo APP Jundiaí. É importante manter os dados de contatos atualizados. A meta do DEBEA para 2019 é realizar 3 mil castrações, ou seja, 25% a mais que o número total, realizado no ano passado (2.434 castrações).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
22/02/2025
DEBEA realiza castração e microchipagem de 147 cães e gatos
-
13/02/2025
Prefeitura de Jundiaí inicia mutirão de zeladoria e conservação no Parque da Represa
-
10/02/2025
Prefeitura de Jundiaí inicia mutirão de zeladoria no bairro Ivoturucaia
-
10/02/2025
Prefeitura de Jundiaí participa da oficina técnica para discussão de Plano de Ação Emergencial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original