Jundiaí avança em ações e recebe o Selo Amigo do Idoso

Publicada em 01/10/2019 às 15:03
Foto posada do prefeito com o governador e secretária estadual, segurando certificado

Certificação coloca Jundiaí no grupo de 14 dos 641 Municípios do Estado que aderiram ao programa

O prefeito Luiz Fernando Machado recebeu das mãos do governador João Doria e da secretária estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), Célia Parnes, o Selo Intermediário do Programa Amigo do Idoso, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes na manhã desta terça-feira (01). A certificação coloca Jundiaí no seleto grupo de 14 dos 641 Municípios do Estado de São Paulo que aderiram ao programa (atualmente há 279 detentores do Selo Inicial e dois com Selo Pleno).

Tendo recebido em outubro de 2017 a Selo Inicial do programa, que premia iniciativas de Municípios na implantação de políticas públicas voltadas à defesa dos idosos, Jundiaí avançou nas certificações por ter cumprido determinações como: cadastrar os idosos no Cadastro Único e Unidades Básicas de Saúde (UBS); criação de programa de qualificação e formação dos funcionários envolvidos com transporte público; e a implantação de ações em áreas como Proteção, Educação, Saúde e Participação, como programas de alfabetização e segurança alimentar.

Para o recebimento do Selo, Luiz Fernando representou os demais sete Municípios premiados no mesmo estágio nesta data. “A política voltada aos idosos deve ser um imperativo para todos quando se trata da questão do pleno desenvolvimento. Ainda mais diante da perspectiva de que essa faixa etária supere em número o restante da população. São necessárias políticas públicas mais presentes e consistentes e a premiação de hoje demonstra que Jundiaí tem feito a sua parte”.

O governador relembrou a importância da data, quando são comemorados o Dia Internacional do Idoso e os 16 anos da criação do Estatuto do Idoso. “São Paulo é o Estado da Nação com mais idosos, 12 dos 30 milhões do País. Esse é um dado importante e merece respeito. Por isso temos inaugurado mensalmente dois centros de convivência do idoso por mês, um recorde nacional, que deve totalizar 200 desses equipamentos no Estado até 2022. Com muito amor dedicamos este dia a estas pessoas com muita alegria de viver”.

Célia Parnes apresentou programas e dados referentes à SEDS referentes ao Selo Amigo do Idoso e equipamentos voltados à população idosa. “As premiações de hoje demonstram Municípios cada vez mais amigáveis e sensíveis ao tema da longevidade. Que o Selo sirva para para que os Municípios pensem ainda mais em temas como mobilidade e acesso, por exemplo. Nesse sentido, o Governo do Estado investe na ampliação da rede de proteção social destinada à população idosa e suas famílias, com foco nos mais vulneráveis, pensando na vinculação, socialização e envelhecimento bem sucedido.”

E uma de nossas principais ações é propiciar a esse público condições para um envelhecimento ativo e saudável e a ampliação das oportunidades para que as pessoas idosas continuem participando das suas comunidades e tendo garantido o seu direito a uma vida digna e de autonomia ”, afirmou.

O secretário estadual de Habitação, Flavio Amary, anunciou o lançamento do programa “Vida Longa”, que aprimora o anterior “Vila Dignidade”, projeto voltado à população idosa em vulnerabilidade social. Antes da assinatura do decreto pelo governador, Amary fez menção a Jundiaí, que visitou em abril deste ano e onde foi recebido pelo prefeito, para visita à unidade do programa no Município, no bairro da Colônia.

Salão de cerimônia com pessoas sentadas e em pé, assistindo à apresentação

Governo do Estado fez a entrega dos certificados e lançou o programa “Vida Longa”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/01/jundiai-avanca-em-acoes-e-recebe-o-selo-amigo-do-idoso/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original