Outubro Rosa: mês de conscientização sobre o câncer de mama

Publicada em 01/10/2019 às 10:00

A Prefeitura de Jundiaí dá início ao mês “Outubro Rosa” com ação de conscientização no Parque da Cidade, no domingo (06), além de atividades que serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família. Silencioso, o câncer de mama, acometeu 31 mulheres, entre janeiro a agosto de 2019, atendidas no Ambulatório de Saúde da Mulher. O Município oferece atendimento integral contra a doença, com diagnóstico e tratamento realizados nos serviços municipais. No entanto, mensalmente, sobram mais de 600 vagas do exame de mamografia, que não são realizados.

“Entre o diagnóstico até o início do tratamento, Jundiaí atende às diretrizes do Ministério da Saúde (MS), cumprindo o prazo máximo de 60 dias. Outro ponto importante a ser destacado é o acesso, já que a solicitação dos exames de mamografia podem ser feitos por enfermeiros e médicos da Atenção Básica, no entanto, nem todas as mulheres buscam o serviço. O exame é o principal caminho para o diagnóstico”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Todo mês, sobram mais de 600 vagas do exame de mamografia na rede pública

A abertura do Outubro Rosa, agendada para o domingo (06), no Parque da Cidade, contará com equipe multiprofissional da UGPS, com ações de orientação sobre a importância da prevenção do câncer de mama. “Toda a rede desenvolverá atividades direcionadas para o tema prevenção ao câncer de mama, com palestras, atividades físicas e outras ações, inclusive com priorizar o acesso a mamografia quando necessário”, explica a assessora técnica em Saúde da Mulher, Érika Pimenta de Pádua Mayer.

A professora aposentada Veronica Alves Formico, 52 anos, fez mamografia nesta segunda-feira (30), na Afip, encaminhada pela UBS Tamoio, após consulta no dia 26 de setembro. “Tem mulher que fala que dói e não faz o exame. Eu faço desde quando completei 40 anos. A prevenção é fundamental. Economiza recursos e facilita o tratamento, caso haja necessidade. Nunca tive plano de saúde, sempre me cuidei pela nossa rede, que está de parabéns”, comenta a mulher, após sair da sala de mamografia.

Atividades
A UBS Esplanada realizará a atividade alusiva à data no dia 10, a partir das 8h, no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Avelino Macedo, com entrega de laço rosa, palestra sobre o tema com a ginecologista Anna Rachel D’Giacomo seguido de café da manhã.

No dia 5, a partir das 9h, no CECE José Demarchi, no Novo Horizonte, a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), realizará Festa da Primavera, com vivências esportivas e de prevenção ao câncer de mama.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos  PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/01/outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original