Campanha Seletiva do Sarampo começa nesta segunda-feira (7)
Publicada em 07/10/2019 às 12:42Iniciada hoje pela Prefeitura de Jundiaí, a Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo irá imunizar as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos que ainda não possuam as doses estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS). A vacinação é gratuita e está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família Novo Horizonte durante o horário de funcionamento dos equipamentos – inclusive com atendimento no período da noite naqueles que possuem o serviço -, com o objetivo de incentivar a rotina completa de vacina entre o público infantil, que tem se mostrado, segundo dados do MS, o mais susceptível à doença. No dia 19 será realizado ‘Dia D’ da campanha, com abertura especial para atendimento exclusivo.
Em Jundiaí, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, até o mês de maio, 100% das crianças com um ano haviam sido imunizadas com a primeira dose de tríplice viral (Caxumba – Sarampo e Rubéola). “É importante salientar que, a partir de agosto foi inserida a dose chamada de ‘0’, feita aos 6 meses de idade. Essa aplicação não substitui as demais de rotina, que devem ser feitas aos 12 meses e aos 15 meses de idade. Por isso, é importante que as famílias levem a carteira de vacinação para que seja feita a conferência e registro”, explica a gerente da VE, Cinara Fredo.
O município registra até o dia 4 de outubro, segundo Boletim Epidemiológico de Sarampo, divulgado uma vez por semana, 236 notificações, 66 descartados e 47 casos positivos, todos com ações de bloqueio já realizadas. A Campanha Seletiva é realizada com o apoio do Rotary International e contará com a abertura para o ‘Dia D’, no dia 19, das 8h às 17h, nas UBSs Hortolândia, Rami, Tamoio e Clínica da Família.
Diariamente
De segunda a sexta-feira, as doses de vacina são disponibilizadas no período da manhã e tarde, e, no período da noite, nas unidades UBS Hortolândia e da Clínica da Família Novo Horizonte, Agapeama e Tamoio. A Clínica da Família funciona até 20h – (senhas entregues até 19h30), UBSs Agapeama/Vila Esperança funciona até 20h30 – (senhas entregues até 20h30) e UBSs Hortolândia e Tamoio até 21h – (senhas entregues até 20h).
No caso de dúvida sobre a imunização, basta comparecer à UBS de referência com a carteira vacinal para o esclarecimento. Caso não possua o documento e faça parte do grupo, busque o atendimento para receber a imunização.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original