Em tempo real: Prefeitura instala câmera para população acompanhar construção de escola

Publicada em 07/10/2019 às 09:04

A Prefeitura de Jundiaí, por iniciativa da Unidade de Governo e Finanças, instalou câmera de monitoramento na obra da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, que permitirá o acompanhamento em tempo real da construção da nova escola.

A instalação ficou por conta da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), empresa municipal responsável pelos serviços de tecnologia da informação disponibilizados pela Prefeitura. De acordo com a administração municipal, as imagens ao vivo também contribuirão com a vigilância da obra.

“É a primeira vez que o governo municipal usa imagens ao vivo para fiscalizar uma obra. Estamos elevando o nível de transparência da gestão para que a população possa acompanhar e fiscalizar o uso dos recursos públicos. A transparência, a eficiência e a qualificação dos serviços em todas as áreas são princípios da nossa gestão”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado. “O intuito é disponibilizar a mesma tecnologia para que outras obras da cidade possam ser acompanhadas pela população, via internet”, afirma.

Canteiro de obras da escola, com trabalhadores na cena

EMEB Joaquim Candelário está em construção na Vila Hortolândia

De acordo com a Cijun, a disponibilização da tecnologia só foi possível porque a cidade tem investido no Programa de Governo Jundiaí Digital, desde 2017, na implantação da Infovia Digital – que ligará todos os prédios públicos a partir de fibra ótica – num investimento de R$ 9 milhões, realizado pela administração municipal. Já foram instalados 370 quilômetros de fibra ótica na cidade.

Para ver as imagens basta acessar o site do Observatório Jundiaí (https://observatorio.jundiai.sp.gov.br/), clicar no menu ‘Entregas’, em seguida ‘Plataforma Educação e Cultura’. Nessa página constam os investimentos que estão em andamento, inclusive a EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, que oferece um botão ‘ao vivo’, para a visualização imediata da obra da escola.

Projeto

O prédio, com área de 4.700 m², tem investimento estimado em R$ 10,5 milhões da Prefeitura.  Pelo andamento do cronograma, a obra deve ficar pronta em meados de 2020, como parte das ações do Programa Escola Inovadora, cuja ênfase está na melhoria contínua da qualidade da educação municipal.

A escola terá infraestrutura completa para 800 estudantes. Três pavimentos onde serão distribuídas 14 salas de aula, laboratório, biblioteca, auditório, salas complementares, área administrativa, quadra coberta, elevador. O novo prédio terá toda acessibilidade e dispositivos sustentáveis como iluminação em LED, preparação para recepção de energia fotovoltaica, aquecimento solar e reuso de água para limpeza da área externa.

O espaço contará com área de estacionamento de veículos de transporte escolar e baia para o transporte coletivo, em áreas distintas facilitando o acesso dos estudantes. Já a quadra, terá uma entrada exclusiva, independente dos demais espaços do prédio. E terá ligação com a praça que fica ao lado da escola.

De acordo com a gestora da Unidade de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, o projeto foi concebido com a participação dos próprios  estudantes, que fizeram sugestões sobre o que gostariam de ter na nova escola. Esse processo construtivo e integrado de participação faz parte das iniciativas do projeto Cidade das Crianças. Jundiaí integra a rede latino-americana de cidades das crianças.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/07/em-tempo-real-prefeitura-instala-camera-para-populacao-acompanhar-construcao-de-escola/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original