Programa ‘Juntos para Cuidar’ retira 120 quilos de lixo da Serra do Japi

Publicada em 07/10/2019 às 18:39

Áreas das cachoeiras Morangaba, da Macumba e da Curva, na Serra do Japi, foram palcos na manhã deste sábado (05) de uma ação de limpeza promovida pela ONG Lixo Zero, com apoio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) de Jundiaí e da Fundação Serra do Japi. Entre 9h e 12h, os envolvidos retiraram um total de 120 quilos de lixo, entre objetos de barro, garrafas e sacos plásticos, velas, latas de alumínio, restos de alimentos e embalagens de papel.

A ação fez parte do programa “Juntos para Cuidar” e já foi feita no começo de 2019 em dias mais quentes, nos quais visitantes da serra se reúnem com mais frequência para entregar oferendas religiosas, se banhar nas cachoeiras e fazer piqueniques. Voluntários e integrantes de outras ONGs retomarão o trabalho de limpeza nos dias quentes até o final do próximo verão e alertam as populações de Jundiaí e de cidades próximas para que preservem a Serra do Japi.

Picape de pequeno porte sai da Serra do Japi com vários sacos de lixo

Lixo retirado da Serra tinha embalagens de papel, vidros, plásticos e objetos de barro

“As cachoeiras da Macumba e da Curva são propriedades particulares, com acesso proibido, e a Morangaba é pública, porém está fechada no momento”, diz o diretor de Meio Ambiente da UGPUMA, Wagner de Paiva. “O contato dos visitantes com a natureza deve ser equilibrado e feito em locais adequados”, emenda. O programa “Juntos para Cuidar” voltará a ser realizado no dia 19 de outubro, em parceria com a ONG Coati.

Participantes do programa Juntos Para Cuidar posam para foto na Serra do Japi

Equipe da ONG Lixo Zero e integrantes da Fundação Serra do Japi e da UGPUMA fizeram ação ambiental neste sábado

Fábio Campos Rogério, diretor da Fundação Serra do Japi, revelou que a presença de seres humanos na mata, quando ocorre de forma desordenada, traz prejuízos ao ecossistema. “Infelizmente alguns visitantes sujam a floresta e as cachoeiras, além de usarem som alto, que assustam e espantam os animais nativos. A Serra do Japi é um patrimônio de Jundiaí e deve ser contemplada de maneira racional e sustentável”, completa Fábio.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/07/programa-juntos-para-cuidar-retira-120-quilos-de-lixo-da-serra-do-japi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original