Melhorias conquistadas com projeto do MS ganham aprovação dos médicos do São Vicente

Publicada em 09/10/2019 às 14:54

A Comissão Técnica Administrativa (CTA) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) participou de uma reunião nesta semana para avaliações preliminares do projeto Lean nas Emergências, iniciado em julho, com o intuito de promover melhorias no atendimento hospitalar de urgência e emergência.

O grupo é formado por médicos coordenadores de todos os setores do HSV. Por isso, envolve o parecer técnico multiprofissional. “Abordamos os primeiros resultados do projeto e o quanto as ações têm agilizado nossas atividades. Percebemos que o corpo clínico aprovou em 100% a iniciativa”, afirma o diretor clínico do HSV, Dr. Frederico Michelino de Oliveira.

Médicos coordenadores do HSV avaliam os benefícios do Lean nas Emergências

De acordo com o diretor técnico do HSV, Dr. Izandro Regis de Brito, a aprovação da comissão se deve a um conjunto de fatores que fazem parte do Lean. “O Pronto Socorro determina o fluxo de funcionamento de todo o hospital, quando se torna mais resolutivo, otimiza a liberação de leitos e permite a alta dos pacientes com eficiência, beneficia o hospital como um todo”, elenca.

Outro ponto favorável do projeto, segundo o diretor técnico, é a troca de informações que ocorre em duas reuniões diárias e presenciais, chamadas de huddle.O termo vem do futebol americano, no qual os jogadores se reúnem rapidamente antes do início de uma partida para combinar a estratégia que será adotada. “Promove o entrosamento das equipes de médicos, enfermagem, fisioterapeutas e toda equipe multiprofissional, de forma a corrigir pequenas arestas entre as especialidades. Desta forma há um grande benefício para os pacientes, com resoluções mais rápidas e eficientes em todos os setores”, afirma.

Dr. Izandro vai além. “Um dos aspectos fantásticos do projeto é que estuda o tempo para a realização de exames dos pacientes e propõem ações para que sejam agilizados. Este é outro ponto muito relevante para os pacientes, uma vez que conseguem ter acesso ao diagnóstico mais rápido”, destaca.

Projeto Lean

O projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Atualmente conta a participação de 59 hospitais brasileiros. No estado de São Paulo, apenas o HSV e o Hospital Mun. Dr. José de Carvalho Florence, de São José dos Campos, fazem parte da ação.

Assessoria de Imprensa HSVP
Foto: HSVP


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/09/melhorias-conquistadas-com-projeto-do-ministerio-da-saude-ganham-aprovacao-dos-medicos-do-sao-vicente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original