Gestores discutem projetos de Trem Intercidades para a AUJ

Publicada em 10/10/2019 às 17:48

A viabilidade de implantação de duas linhas de trem que beneficiarão Jundiaí e as outras cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) foi assunto, nesta quinta-feira (10), da primeira reunião de trabalho de gestores jundiaienses com representantes da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Uma das linhas é um TIC (Transporte Intercidades), com trilhos a serem construídos, trens novos e confortáveis, três paradas previstas – São Paulo (Barra Funda), Jundiaí e Campinas – e 102 km de extensão. A outra envolve veículos de serviço parador (trem convencional), ligará Jundiaí a Louveira, Vinhedo e Valinhos, estará integrada à linha 7 Rubi, da CPTM, em Francisco Morato, e terá 65 km e nove paradas.

As novidades fazem parte de um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) encabeçado pelo Governo do Estado de São Paulo. O total estimado de investimentos nas novas linhas é de R$ 7 bilhões e a concessão será por um período de 30 anos. Pelo TIC, projeta-se que o deslocamento de São Paulo a Jundiaí dure 30 minutos e o da Capital a Campinas, uma hora.

O encontro desta quinta aconteceu no Paço Municipal e reuniu os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos), Silvestre Ribeiro (Mobilidade e Transporte) e Sylvia Angelini (interina da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente), além de técnicos de todas as unidades, do secretário-executivo da pasta estadual, Paulo Galli, e do presidente da CPTM, Pedro Moro.

Gestor Parimoschi, Paulo Galli e o presidente da CPTM, Pedro Moro

Parimoschi, Paulo Galli e o presidente da CPTM, Pedro Moro

Segundo Parimoschi, na reunião inicial do grupo houve a apresentação do projeto de PPP ao prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, no dia 19 de setembro deste ano. “Trata-se de uma proposta estruturante e importantíssima para nossa cidade. Se viabilizada, será um modal extremamente econômico e que trará muitas potencialidades para a Região”, revelou. “Agora, precisamos avaliar as possibilidades de conexão viária dos sistemas de transportes do nosso município e os do Aglomerado Urbano, podendo assim viabilizar as futuras linhas”, emendou o gestor de Governo e Finanças.

O gestor de Governo também lembrou que Jundiaí possui um projeto de revitalização do Rio Jundiaí que vai agregar à proposta dos trens, dos pontos de vista ambiental e de valor econômico. “Não posso deixar de citar a revitalização do Complexo Fepasa, uma das diretrizes do prefeito Luiz Fernando. Parte da área do Complexo pode abrigar a oficina do TIC. Esta PPP tem que entrar e ficar na nossa cidade, com todas as conexões necessárias”, ressaltou.

Gestor Silvestre Ribeiro usa mapa para mostrar estrutura da cidade visando receber as linhas de trem

Silvestre Ribeiro utiliza mapa durante reunião que discutiu PPP

Diretrizes

O secretário-executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Paulo Galli, disse que o investimento nas duas linhas de trem que servirão Jundiaí integra o conjunto de diretrizes do governador paulista João Doria para melhorar a mobilidade no estado. “Em fevereiro de 2020, devemos realizar uma audiência pública para apresentar o projeto. O contato constante e o apoio dos municípios são fundamentais para que tornemos estas linhas realidades. Dentro do trâmite normal do projeto, o edital será aberto em maio ou junho do ano que vem, se estendendo até outubro. Já as obras devem ter início em janeiro de 2021”, previu Paulo Galli.

O gestor da Unidade de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí, Silvestre Ribeiro, adiantou que a participação de todas as áreas da Administração da cidade será indispensável para agilizar a tramitação do projeto. “Devemos fazer o possível para reduzir os prazos e identificar as interferências que possam existir, no sentido de abrir caminho para viabilizar a PPP. Temos todo interesse nisso, a começar pela identificação dos pontos de integração das linhas e a avaliação do tempo de viagem das pessoas”, contou. “Os benefícios do projeto para nossa cidade são muitos, a começar pela mobilidade. Tem ainda a geração de empregos, fomento ao turismo e redução do deslocamento das pessoas, da poluição do ar e de acidentes de trânsito”, completou Silvestre.

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/10/gestores-discutem-projetos-de-trem-intercidades-para-a-auj/

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