População prestigia ensaio aberto da Orquestra Municipal

Publicada em 11/10/2019 às 16:58

Na saída da escola nesta sexta-feira (11), Maria Luiza Brescancini, de dez anos, teve uma tarde musical ao lado da mãe Fábia. Estudante de piano desde os cinco anos, a pequena musicista pôde acompanhar o ensaio aberto da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) no Teatro Polytheama. “A música faz a gente viajar, no tempo e no espaço. Prestigiamos os concertos, mas este é o primeiro ensaio de que participamos. Este é um bem que não tem valor. É um patrimônio de Jundiaí, assim como este teatro”, comenta a mãe, moradora do Engordadouro.

O ensaio aberto desta tarde, preparativo para o concerto deste sábado (12), às 20h, começou com uma apresentação da regente e diretora artística, a maestrina Claudia Feres, que deu as boas-vindas à plateia e apresentou os músicos e o programa do concerto, com breves biografias de cada compositor.

Palco de teatro, com músicos e regente
Músicos da OMJ ensaiaram para o concerto deste sábado (12)

Um pouco mais de longe, o professor universitário Marlon Lopes, que mora em Hortolândia, no interior do Estado, veio ao ensaio acompanhar a noiva tocar. Para ele, dispor de uma Orquestra mantida pela Prefeitura é de grande importância. “Incentivar a cultura é primordial para o desenvolvimento social. Este é um evento importante, além de ser gratuito, e deve ser entendido como investimento, pois ajuda não só Jundiaí a se desenvolver, mas todas as suas pessoas”.

Assim como a Orquestra, a Cia. Jovem de Dança e a Cia. de Teatro de Jundiaí são corpos artísticos ligados ao Polytheama.

Concerto
O programa da noite começa com as “Duas Melodias Elegíacas” do compositor norueguês Edvard Grieg. Em seguida, será executada a serenata para cordas do compositor sueco Dag Ivar Wirén, obra de muita vitalidade rítmica.

Com a presença da violoncelista Heloísa Meirelles no palco, concertino do naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) convidada, a Orquestra executa o Concerto para violoncelo do compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes. E para encerrar o programa, também com solo da convidada da noite, será interpretado o belíssimo Vocalise Op. 34 Nº 14 do compositor russo Sergei Rachmaninoff.

Os ingressos gratuitos ficam disponíveis na bilheteria do Teatro, que fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Cada pessoa pode retirar até duas entradas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4586-2472.

Foto posada de menina ao lado a mãe, sentadas em plateia de teatro
Apesar de prestigiarem os concertos, este foi o primeiro ensaio de que Maria Luiza e Fábia participaram

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/11/populacao-prestigia-ensaio-aberto-da-orquestra-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original