Jundiaí sedia encontro estadual de profissionais do Criança Feliz

Publicada em 14/10/2019 às 12:26

Jundiaí sedia ao longo desta semana uma capacitação para supervisores e coordenadores do Criança Feliz. A adesão ao programa federal pela Prefeitura ocorreu em 2017 e no Município ele é integrado aos programas municipal Cidade das Crianças e estadual São Paulo Pela Primeiríssima Infância.

Mais de 60 profissionais, de mais de 20 Municípios do Estado, irão se reunir até esta sexta-feira (18), ao longo de todos os dias, para formação viabilizada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social no Hotel Serra de Jundiaí. Divididas, as turmas fazem o curso de formação de supervisores pelo Guia de Visita Domiciliar do programa ou a atualização pelo método de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) do Ministério.

Sala de aula com pessoas sentadas e palestrante em pé à frente

Participantes foram divididos em três turmas para curso ao longo da semana

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Cássia Carpi do Prado, Jundiaí apresentou intenção de sediar o encontro para que um número maior de seus profissionais pudesse participar. “Assim conseguimos que os coordenadores dos nossos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) se aprofundassem no Guia de Visitas, entendendo de sua articulação com os serviços, e que alguns dos nossos visitadores estudassem ainda mais sobre o Método CDC, para que possam ser multiplicadores de seus colegas”.

Jane da Silva é estudante de Psicologia e atua como visitadora do programa no território do Cras Tamoio há seis meses. Para ela, a capacitação ampliará seu conhecimento do programa. “Quero multiplicar aos meus colegas visitadores a importância da criação de vínculo com os pais ou responsáveis das crianças visitadas. Se eles tiverem esse entendimento, toda atividade da vida cotidiana deles pode ser transformar numa ocasião de aprendizado”.

Para o psicólogo Luiz Guilherme Camargo, coordenador do Cras Novo Horizonte, encontro será uma oportunidade de integração. “À medida em que nos apropriamos dos conteúdos, isso facilita o diálogo do programa com os demais serviços existentes no Cras, já que se tratam de públicos iguais. Isso repercute positivamente no serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e nas ações da Primeiríssima Infância, por exemplo”.

O Criança Feliz é um programa do Ministério da Cidadania que visa acompanhar o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade, desde a gestação, cujas famílias recebam o Bolsa Família (crianças até três anos), o Benefício da Prestação Continuada (crianças com deficiência, até seis anos), ou crianças afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção (também até seis anos).

Três mulheres uma ao lado da outra em foto posada, com crachás pendurados sobre o peito

Wagna Souza, Sabrina Massagardi e Jane Silva são visitadoras do programa no Município e multiplicarão o aprendizado com as demais colegas

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/14/jundiai-sedia-encontro-estadual-de-profissionais-do-crianca-feliz/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original