Nova exposição do Solar do Barão é um passeio pela cultura alagoana

Publicada em 16/10/2019 às 18:19

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão recebe neste sábado (19), a partir das 10h, a sua nova exposição. Intitulada “Alagoas: linguagens, artes e cores”, a mostra inédita estreia em Jundiaí, por meio de parceria entre a Prefeitura e a Fundação Casa da Cultura de Jundiaí e a Secretaria de Cultura do Estado das Alagoas, com obras de mais de 100 artistas de todo o Estado. A exposição segue com visitação gratuita até 24 de novembro.

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, explica que a exposição marca diversas estreias. “Jundiaí será não somente o primeiro Município por onde a exposição irá passar, mas também o lançamento do ‘Sururu Music’, ritmo musical que leva o nome de um dos pratos típicos alagoanos e que contará com uma apresentação no dia da abertura da mostra. Assim, durante o período de exposição, vamos integrar aspectos da cultura alagoana a atividades da agenda cultural, como o Domingo no Parque de 03 de novembro e o Festival de Curtas entre os dias 8 e 10 de novembro.”

Compõem a exposição esculturas em madeira, fotografias, acervo de cultura popular, além de homenagens a figuras alagoanas ilustres, como Aurélio Buarque de Holanda, Graciliano Ramos e Nise da Silveira, e ambientes destinados à cultura Zumbi e quilombola e à cultura de quatro etnias indígenas do Estado. Ao longo do período de exposição estão também programadas intervenções artísticas, como apresentações musicais.

Mais novidades
A abertura da exposição marca também a estreia das novas estantes expositivas do Museu e a abertura de novas salas expositivas, em ambientes até então restritos ao acesso dos visitantes.

Também os jardins do Solar terão novidades. Uma delas é uma casa na árvore com parede de escalada e uma ponte e o início das instalações de totens suspensos com as fotos e informações sobre dezenas de pássaros que, ao longo do ano, frequentam os jardins. Junto às instalações de cada figura haverá um QR code, que, lido por meio de smartphones, reproduz o canto do respectivo pássaro.

“Esta é mais uma iniciativa concreta da Prefeitura pelo programa ‘Cidade das Crianças’. Pensamos em como os jardins do Museu devem atrair os olhares das crianças e como seu ambiente deve ser atrativo e instigue a brincadeira. Por isso, a casa na árvore dará às crianças uma vista privilegiada dos jardins, tornando-os ainda mais acolhedores”, explica Peroni.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Os jardins permanecem abertos inclusive às segundas-feiras, também das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Bonecos de madeira representando figuras masculina e feminina grávida

Exposição traz diversos itens da cultura popular alagoana

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/16/nova-exposicao-do-solar-do-barao-e-um-passeio-pela-cultura-alagoana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original