Público participa de evento do Dia da Alimentação

Publicada em 16/10/2019 às 13:46

Aproveitando a visita ao Paço Municipal na manhã desta quarta-feira (16), a aposentada Elvina Spiandorello, moradora do Engordadouro, prestigiou, com surpresa, a Feira com produtores locais pelo Dia Mundial da Alimentação. Com 79 anos, Elvina se interessa pelo assunto, já que não se trata com medicamento algum, somente com chás bioenergéticos. “Sempre me interessei pelo assunto alimentação saudável. Uma iniciativa como esta traz conhecimento para aqueles que, nos dias de hoje, se afastaram das nossas origens e desconhecem a importância da natureza”.

Numa realização da Prefeitura e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), o evento segue aberto ao público até as 15h, com barracas de produtores orgânicos ou não de hortaliças, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), mudas, ovos de galinha caipira e mel. Também estão montadas as barracas do Banco de Alimentos da Prefeitura, o Banco de Leite Humano e a Etec Benedito Storani, o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN) e o SESC Mesa Brasil, todos com estandes educativos e expositivos.

Mulher em frente à banca de verduras

Elvina aproveitou para conferir a barraca das PANC

A presidente do Consea, Maria Rosângela Moretti, explica que a data é comemorada mundialmente, conforme estipulado pela Fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). “Para comemorar a data, as respostas mais expoentes dentro do conselho foram a necessidade de tratar de agricultura saudável e que o evento fosse num lugar de grande fluxo. Nosso objetivo é que não somente passemos a pensar cada vez mais em políticas públicas de segurança alimentar, mas que também a sociedade repense seus hábitos e conheça iniciativas, como o Banco de Alimentos, conversando com quem trabalha nessas áreas”.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, “é uma alegria ver como desde 2017 o Consea vem se fortalecendo, a ponto de realizar ações que integram diversas Unidades de Gestão da Prefeitura”.

O gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, reforçou o exemplo de Jundiaí para os outros Municípios. “É um privilégio viver numa cidade onde pujança econômica e desenvolvimento agrícola convivem. Mesmo na greve dos caminhoneiros no ano passado, Jundiaí não somente não ficou desabastecida, como os produtores mantiveram os preços. Isso é sinônimo de sustentabilidade”.

Representando os vereadores, o presidente da Câmara Municipal, Faouaz Taha, comentou o cuidado com que a Prefeitura na merenda escolar e lembrou a indicação do Município, em setembro deste ano, como modelo de políticas públicas para uma alimentação saudável pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Foto de praça com barracas montadas e jardim com plantas

Barracas ficam montadas no térreo do Paço até a tarde

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/16/publico-participa-de-evento-do-dia-da-alimentacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original