‘Guardiões do Planeta’ conhecem funcionamento do Geresol
Publicada em 17/10/2019 às 19:37A tarde de quinta-feira (17) foi de visita para os alunos do Grupo 5 da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Iracy Ferreira Bueno. As crianças, que ao longo do ano desenvolveram trabalho de cuidado com o lixo e os impactos ao meio ambiente, receberam como prêmio pela mobilização realizada na comunidade, o título de ‘Guardiões do Planeta’ e uma visita ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). A iniciativa, faz parte das ações incentivadas pelo Programa Escola Inovadora, da Prefeitura de Jundiaí.
Alice Soares Marques levou a avó, Benedita da Silva Marques, para o passeio até o Geresol. “Para cuidar do planeta existem três ‘Rs’: reciclar, reutilizar e reduzir. Na minha casa a gente separa o lixo para a reciclagem e as caixas de ovos são reutilizadas para fazer brinquedos como bonecas e carinhas”, conta a menina, que estava animada em conhecer como funcionava o trabalho de separação do lixo depois que o caminhão recolhe da lixeira das ruas.
Segundo a professora Aline Zandona Martins, professora do grupo, os alunos se engajaram na temática e desenvolveram cartas de orientação para a vizinhança sobre a importância da separação do lixo. “O Meio Ambiente faz parte da Base Nacional Comum Curricular e das diretrizes do Município e é trabalhado como assunto no programa da escola. Porém, se transformou em eixo central de todo o trabalho do ano, proporcionando o protagonismo com crianças capazes, potentes e ativas. Eles perceberam o entorno de suas casas e se mobilizaram para mudar, compartilhando o conhecimento”, detalha a educadora, lembrando das características trabalhadas pela Escola Inovadora, para a formação da ‘criança maker’.
“A gente não pode jogar o lixo em qualquer lugar. Precisamos separar os restos de comidas do papel, do plástico, latas e vidros. Na minha casa estamos fazendo a separação para cuidar do meio ambiente. Mas tem mais coisas que fazem mal ao planeta: a fumaça das indústrias perto da praia”, comentou a menina Lígia Iwanaga Munarolo. Ela, que recentemente foi viajar para o litoral com a família, voltou do passeio e contou para os colegas o que viu de errado na praia.
Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vasti Ferrari Marques, o trabalho dos ‘Guardiões do Planeta’ traduz o Programa Escola Inovadora. “As crianças potentes, capazes e protagonistas formam a geração do futuro e as ações desenvolvidas em sala de aula que estimulam, sensibilizam e agregam conhecimento não só para sí, como para a comunidade, promovem o sucesso da Educação de Jundiaí”, explica.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original