Jundiaí sai na frente com aulas sobre Educação Emocional
Publicada em 17/10/2019 às 15:15Até 2020, todas as escolas brasileiras deverão incluir em seus currículos o trabalho com as habilidades socioemocionais, conforme prevê as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Prefeitura de Jundiaí, com o programa Escola Inovadora, tem incorporando o tema como atividade curricular em todas as turmas das escolas municipais desde 2017. O resultado já é colhido tanto em sala de aula quanto fora dos muros escolares, com crianças preparadas para lidar com os sentimentos e agir a partir de análise crítica do assunto.
Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, somente com o desenvolvimento emocional será possível formar cidadãos responsáveis, empáticos e preparados para os desafios que serão enfrentados na idade adulta. “A Escola Inovadora tem o viés de formar crianças fortes, criativas e empreendedoras. O sucesso do ensino passa pela formação emocional, que, em Jundiaí, é trabalhada com projetos específicos para as idades. Somente com o amadurecimento emocional será possível mudar a sociedade, que tem tempos de conflitos emocionais”, aponta.
Giovanna Alves Ribeiro dos Santos, 8 anos, estuda na EMEB Lázaro Miranda Duarte, na Vila Nova Jundiainópolis, no 3º ano, e tem refletido em casa o que aprende em sala de aula, com as atividades desenvolvidas pelo projeto pedagógico da escola intitulado ‘Cuidar de si, do outro e do meio ambiente’. “Eu era muito ansiosa. Agora consigo entender que não preciso ficar assim, pois posso olhar no calendário e me organizar para as datas dos eventos. Também tenho trabalhado o medo, que, às vezes, surge na minha cabeça e me assombra”, conta a menina, ao lado da mãe, Beatriz Alves Ribeiro dos Santos.
Com as aulas de habilidades socioemocionais, a Giovanna tem aprendido a lidar com os sentimentos e tem se desenvolvido muito, já que é uma criança preocupada com o bem-estar dos colegas e com o meio ambiente. A atividade proporciona ganho, inclusive, para as famílias que participam da reunião mensal sobre o assunto. Conseguimos esclarecer a situação e aprendemos a lidar melhor, acolher os filhos e orientar para a solução”, enfatiza a mãe.
As aulas de desenvolvimento de habilidades sociais são oferecidas semanalmente para as turmas dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental da unidade. Os 1ºs e 2ºs anos trabalham o tema com o projeto ‘Amigos do Zippy’, que, com contos de personagens fictícios trabalham os sentimentos de perda, raiva, amor, ciúmes entre outros. Murilo Sassi Monteiro, 6 anos, está no 1º ano e as histórias dos ‘Amigos do Zippy’ fazem parte das atividades em sala de aula. “Aprendi que a raiva não é um sentimento bom e que a gente precisa ter calma”, comenta o menino, que se encantou com o ‘bicho-pau’, que é o personagem principal do projeto trabalhado em sala de aula.
Segundo a coordenadora da EMEB Lázaro Miranda Duarte, Érica Fernanda de Oliveira Menezes, a mudança comportamental é nítida. “Usar a argumentação para a solução de problemas e evitar a reação baseada na emoção tem sido trabalhada há três anos na unidade. Os conflitos existem e fazem parte do desenvolvimento das crianças, mas a forma com que se lida com a situação é que mostra o amadurecimento emocional”, salienta.
A educadora responsável pelo tema com as turmas acima dos 8 anos de idade, Maria Lucinete Ferreira, afirma que o relacionamento estabelecido com as crianças é baseado na escuta. “As crianças contam as situações que viveram ou presenciaram e os assuntos são trabalhados. A partir da escuta é possível identificar necessidades enfrentadas pelas crianças, encaminhando os casos para a rede de apoio composta por vários órgãos municipais para o cuidado das crianças”, detalha, lembrando que existe atendimento de escuta especializada, estabelecida no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), para o atendimento dos casos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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