Retomada da construção civil é tema de encontro na Prefeitura

Publicada em 17/10/2019 às 18:13

A retomada do setor da construção civil, redução das taxas de juros, linhas de financiamento da casa própria e o planejamento urbano foram os temas abordados na manhã desta quinta (17), durante o encontro semanal do prefeito Luiz Fernando Machado com o setor produtivo, realizado no Paço Municipal. Estiveram presentes representantes da Proempi – Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região – e Caixa Econômica Federal (CAIXA) – banco que detêm a maior carteira imobiliária do País.

Luiz Fernando Machado destacou a importância do setor para a retomada do crescimento do país e da economia local. “Se quisermos acelerar a retomada do crescimento e gerar empregos rapidamente, a industria da construção civil precisa ser estimulada”, afirmou. “É preciso integrar esforços do governo federal, que detém o controle da macroeconomia e interfere na taxa de juros e nos programas habitacionais, do governo estadual e da esfera municipal, juntamente com o setor produtivo da habitação, e inovar nas ações para destravar o setor”.

Luiz Fernando Machado destacou a importância do setor para a retomada do crescimento do país e da economia local

O Gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, ressaltou o planejamento urbano como fator imprescindível para o desenvolvimento e a qualidade de vida na cidade, além de ser essencial para coibir parcelamentos irregulares. “A solução para reduzir o déficit habitacional é obtida em conjunto, envolvendo União, Estado, município e iniciativa privada, e precisamos reforçar a sinergia entre o setor que financia e o setor que produz para obter resultados mais eficazes”, afirmou. “E o setor de habitação é uma verdadeira ‘injeção na veia’ para alavancar a economia”.

O encontro, que durou mais de duas horas, foi encerrado com a proposta de novas reuniões para construção de uma agenda com temas para pensar formas inovadoras de financiamento para o setor, bem como para preservação do desenvolvimento ordenado, com qualidade de vida para os moradores da cidade.

Carlos Eduardo Quadratti, vice-presidente de administração e comercialização imobiliária da Proempi, elogiou a iniciativa. “É muito louvável essa aproximação com a iniciativa privada, essa inteligência em saber ouvir, por parte do prefeito Luiz Fernando Machado”, disse. Rafael Domingues Conessa, superintendente regional da CAIXA, discorreu sobre o cenário previsto para o setor imobiliário, com a redução da taxa de juros para o comprador, e apresentou investimentos de cerca de R$ 1 bilhão em financiamentos para a região de Jundiaí na nova modalidade da linha que utiliza o IPCA como indicador de correção da prestação. Isso significa potencializar mais investimentos  na industria da construção civil. “Acredito que essa disposição de ouvir o setor, associada a um modelo de gestão que busca resultados é o que o município precisa, e a CAIXA está à disposição para dar continuidade às pautas discutidas aqui”, disse.

Além do gestor Parimoschi, estiveram presentes à reunião os gestores da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho; da Casa Civil, Gustavo Maryssael de Campos; e da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Messias Mercadante. Também participaram diretores das unidades de Governo e Finanças e de Desenvolvimento Econômico e do Fundo Social de Solidariedade.

Pela CAIXA, também participaram da reunião, além do superintendente Rafael, o gerente regional de construção civil, Marcelo Mizuka, e o gerente regional de governo Pedro Ivo Pinheiro.

O gestor José Antonio Parimoschi, Luiz Fernando Machado e o presidente da Proempi, Paulo Oliva Giassetti

Da Proempi e do setor da construção civil, compareceram o presidente da entidade para a gestão 2019-2021, Paulo Oliva Giassetti; Fernando Sampaio Rodrigues, vice-presidente de construção e incorporação imobiliária; Eli Gonçalves Ferreira Junior, vice-presidente de comunicação e eventos; Ariovaldo Turra e Ricardo Benassi, conselheiros, além de Márcio Antonio Vioti e  Alexandre Benassi.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/17/retomada-da-construcao-civil-e-tema-de-encontro-na-prefeitura/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original