APP Jundiaí tem função que ajuda na mobilidade dos usuários

Publicada em 18/10/2019 às 18:15

O uso da tecnologia para melhorar o transporte coletivo é uma das marcas do “Mobilidade Total”, programa da Prefeitura de Jundiaí que passou a usar o APP Jundiaí como uma de suas ferramentas e que permite acompanhar, em tempo real, o percurso dos ônibus de todas as 87 linhas do sistema municipal, além de receber notificações sobre imprevistos no trânsito.

Além do acompanhamento em temo real, o jundiaiense tem na palma da mão uma grande variedade de informações disponibilizadas pelo aplicativo. Ele é encontrado, gratuitamente, nas lojas virtuais para smartphones desde 2017, quando foi lançado em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun). Para utilizá-lo, basta fazer o download (nos sistemas Android e IOS) e preencher um rápido cadastro.

Segundo o presidente da companhia, Amauri Marquezi, o aplicativo tem atualmente 124 serviços ativos. “Começamos com cerca de 40, número triplicou em 30 meses de funcionamento. O mobile aproxima a população da administração e isso é um dos pilares do plano de governo do prefeito Luiz Fernando Machado”, ressalta.

Usuário do transporte público de Jundiaí pode receber mensagens avisando pontos de congestionamento e de alagamentos

Push permite ao usuário receber mensagens avisando pontos de congestionamento e de alagamentos

O uso da tecnologia em benefício dos usuários do transporte também é possível graças a ferramentas como o aplicativo CittaMobi, que utiliza dados dos aparelhos de GPS instalados em 100% dos 310 ônibus do município para calcular quanto tempo o veículo passará por um ponto indicado pelo usuário.

Outra boa opção é o “Moovit”. Para acessá-lo, basta indicar a origem e o destino da viagem que o aplicativo apontará quais linhas fazem o trajeto, como acessá-las e o tempo estimado a ser gasto no deslocamento.

Entre as funções do APP Jundiaí está a “Push”, que permite ao usuário receber notificações com informações importantes para seu dia a dia – onde há acidentes de trânsito, interdição de vias, atrasos dos ônibus, mudança de itinerários das 310 linhas que servem a cidade, veículos incendiados e chuvas fortes que causam alagamento nas vias públicas, entre outras mensagens de interesse dos cidadãos.

Mais prático

Ana Paula Silva de Almeida, diretora da Unidade de Transportes da Prefeitura, destaca também a rapidez e a facilidade com que os serviços de sua área podem ser localizados via celular o tablets. “Nada melhor que a pessoa ser avisada de uma determinada situação imprevista antes de usar o transporte público, para que possa buscar uma alternativa de deslocamento sem atraso em seu compromisso”, destaca.

Fábio Fernandes usa o APP Jundiaí com foco nos serviços que ele oferece

Fábio Fernandes usa o APP Jundiaí para cobrar e fiscalizar os serviços públicos

O advogado Fábio Fernandes Costa Pereira Lopes usa o APP Jundiaí há dois anos, nem tanto para receber notificações sobre os ônibus urbanos, mas para serviços em geral. Para ele, dentro da realidade brasileira, Jundiaí está bem avançada no uso da tecnologia para facilitar a mobilidade de seus cidadãos. O advogado destaca principalmente os recursos destinados à zeladoria urbana. “Já fui vice-presidente da Associação dos Moradores da Malota e sempre que reparava em um local sem iluminação, necessidade de poda de árvores ou buracos numa via eu encaminhava mensagens à Prefeitura e recebia as respostas”, comenta.

Ainda de acordo com ele, no campo da mobilidade, Barcelona e outras cidades europeias têm ferramentas há mais tempo, por isso é mais fácil se locomover por lá. “Já visitei a capital da Catalunha e utilizei bastante o transporte público. Pelo aplicativo, fica mais prático ir de um lugar para o outro, solicitar melhorias para nosso município e fiscalizar”, conclui.

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/18/app-jundiai-tem-funcao-que-ajuda-na-mobilidade-dos-usuarios/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original