Clínica da Família de Jundiaí é apresentada para Região de Campinas

Publicada em 18/10/2019 às 18:48

Mais uma vez, o modelo de atendimento em saúde Clínica da Família, implementado pela Prefeitura de Jundiaí no vetor oeste e que será expandido para mais localidades da cidade, foi tema de apresentação como exemplo de serviço resolutivo e humanizado para secretários de saúde da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O exemplo de sucesso no atendimento conquistado por Jundiaí servirá de exemplo para o desenvolvimento de um modelo padrão para as 20 cidades integrantes do grupo, que conheceu o serviço baseado em Estratégia de Saúde da Família (ESF), durante a reunião temática, realizada na Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), na manhã de sexta-feira (18).

Em Jundiaí, o modelo será ampliado para mais bairros, como Vila Hortolândia e Ponte São João. Na opinião do prefeito Luiz Fernando Machado, o interesse de outras cidades em conhecer o sistema jundiaiense é mais um reconhecimento da eficiência e resolutividade diferenciadas promovidas pelo projeto. “A Saúde é prioridade para a atual gestão, com ações focadas na humanização e resolutividade nos atendimentos à população. A Clínica da Família contempla todos os quesitos”, detalhou ele.

O prefeito ainda destacou que a Clínica da Família completará um ano em dezembro e já se destaca nacionalmente, recebendo o Prêmio Inovacidade, do Smart City Business Congress, em São Paulo, no Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES), em Brasília, em grupo específico sobre o debate de Cidades Inteligentes.

Gestor Tiago Texera, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), apresentou o modelo para os municípios da Região de Campinas

A apresentação em Campinas, feita pelo gestor da Unidade de Gestão de Promoção (UGPS), Tiago Texera, detalhou o sistema inaugurado em dezembro de 2018 e que já eliminou a fila de espera para exames de ultrassom, Raio-x, eletrocardiograma e análises laboratoriais além da demanda de ortopedia.

“Construído para oferecer resolutividade no atendimento da população, a Clínica da Família Novo Horizonte representa avanços no atendimento em saúde, pois reduz as perdas de consultas com o atendimento feito em acesso avançado – quando a pessoa busca pelo serviço e é atendida imediatamente ou agendada para os próximos dias – e, com a oferta de exames no mesmo complexo a resolutividade é de 80%. Os programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’ são diferenciais de excelência que serão replicados, juntamente com o modelo de atendimento”, detalha o gestor.

Para o diretor técnico da Agemcamp, Hélio Muscio Filho, após o conhecimento dos detalhes da implementação do serviço, o próximo passo será debater mais as necessidades de cada município para chegar a um modelo padrão para ser aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. “Isso vai levar algum tempo ainda. Precisamos fazer várias reuniões até finalizar, mas foi muito estimulante e desafiadora a apresentação. Tivemos um debate muito criativo e enriquecedor entre as cidades. Os municípios solicitam, há algum tempo, para Agemcamp um projeto direcionado para atenção básica regional. A maioria já conhecia de maneira superficial o caso de Jundiaí, mais hoje eles conheceram os detalhes. Logo faremos uma visita em Jundiaí para conhecer pessoalmente”, comenta.

Modelo implantado na região Oeste, formado pela Clínica da Família será expandido para mais bairros da cidade

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/18/clinica-da-familia-de-jundiai-e-apresentada-para-regiao-de-campinas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original