Jundiaí articula projeto-piloto de condomínio de empresas sustentável

Publicada em 18/10/2019 às 17:42

Desenvolvimento econômico e sustentabilidade foram os principais temas da visita do prefeito Luiz Fernando Machado e integrantes da administração municipal ao Thera Park Jundiaí, no bairro Fazenda Grande, nesta sexta (18). Em operação há sete anos na cidade, o condomínio de empresas tem como objetivo atuar em conjunto com as unidades de gestão para ser o primeiro condomínio sustentável da cidade, dentro de um projeto-piloto inédito. A visita deu prosseguimento a uma agenda que teve início no último dia 3, durante o encontro semanal do prefeito com o setor produtivo. Na ocasião, estiveram, no Paço Municipal, Carlos André de Moraes, sócio-proprietário, e Luiz Mariano Granja, gestor do Thera Park, que apresentaram ao prefeito o projeto “verde” do condomínio empresarial.

O prefeito destacou que Jundiaí tem inúmeros valores associados à sustentabilidade, e que as empresas só têm a ganhar investindo nessa ideia. “O Thera Park foi pioneiro na implantação dessas ações na cidade, e isso ajuda não só o município, mas também a empresa: é um fator de competitividade cada vez mais valorizado por clientes e consumidores”, afirmou. Luiz Fernando também ressaltou os índices que colaboraram para Jundiaí ter sido escolhida como a melhor do Brasil entre as cidades de médio porte no quesito custo-benefício para receber investimentos, em um ranking elaborado pelo grupo britânico Financial Times. “O Município é nacionalmente conhecido por sua posição logística estratégica. Tem uma boa oferta de insumos como água e esgotos tratados, energia abundante, modais de transportes variados, infraestrutura social como serviços de saúde e educação de boa qualidade, além de mão de obra qualificada para atividades que exigem maiores especializações”, detalhou.

Prefeito Luiz Fernando Machado e Samuel Amorim Junior, da ID Logistics: surpresa com o potencial de Jundiaí

No encontro desta sexta, que reuniu os sócios-proprietários do Thera Park e empresas que utilizam os galpões, o gestor de Planejamento e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, apresentou o projeto do IPTU Verde, ainda em discussão, que altera o código de obras para dar descontos no IPTU de empresas que adotem atitudes sustentáveis, como reciclagem de água e iluminação mais econômica. “Estamos disponíveis para ouvir sugestões e esperamos concluir o texto até o final do ano”, afirmou o gestor.

Carlos André de Moraes, do Thera Park, ressaltou que o empreendimento já nasceu sustentável, mas que tem interesse em ser um projeto-piloto para outras iniciativas na cidade. “Essa ideia existe no Thera Park desde seu projeto, em 2012, e estamos dispostos a atuar em parceria com a administração, porque isso só vem agregar valor ao negócio e à cidade”, afirmou. O Thera Park conta com 18 galpões para locação, utilizados principalmente por empresas de logística, totalizando 125 mil m2 de área construída, e conta com o selo Aqua – a primeira norma brasileira de certificação de construções sustentáveis.

Visita deu prosseguimento a uma agenda que teve início no dia 3, durante o encontro semanal do prefeito com o setor produtivo

Representando a L’Occitane, Rogério Alcantara, da área de supply chain, parabenizou a iniciativa.  “Para nós da L’Occitane,  a sustentabilidade é indispensável à continuidade do negócio. Desde já queremos registrar nosso apoio à iniciativa da Prefeitura”, afirmou. Já Samuel Amorim Junior, da ID Logistics – empresa que aluga seis galpões no Thera Park – considerou muito proveitosa a reunião. “Não tinha ideia do potencial de Jundiaí”, disse.

Encontro reuniu os sócios-proprietários do Thera Park e representantes das empresas que utilizam os galpões

Também estiveram presentes ao encontro o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, o de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Messias Mercadante, e o gestor da Casa Civil (UGCC) ; a  diretora do Fundo Social de Solidariedade, Francine Picardi, e diretores da UGGF e UGDECT.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/18/jundiai-articula-projeto-piloto-de-condominio-de-empresas-sustentavel/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original