‘Lacres solidários’: EMEBs de Jundiaí realizam campanha com alunos
Publicada em 18/10/2019 às 18:33Em fevereiro, quando a Prefeitura de Jundiaí formalizou parceria para a doação de lacres de alumínio para o Instituto Entre Rodas, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss) e da Unidade de Gestão de Educação (UGE) – Programa Escola Inovadora -, a meta da cidade era sensibilizar as crianças sobre a importância da ação solidária. Com oito meses de campanha nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), mais de 300 quilos do material foram entregues, resultando em 1,2 milhão de lacres arrecadados. Até o final do ano, a expectativa é alcançar 500 quilos das peças de alumínio.
Segundo a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da UGE, Marjorie Samira Ferreira Bolognani, 59 EMEBs se inscreveram para participar do projeto ‘Inclusive Você’, mobilizado pela CampanhaNãoéMito. “Já foram realizadas algumas entregas ao longo do ano e conseguimos um número bastante expressivo, segundo informações do Instituto Entre Rodas”, explica a diretora, lembrando que o projeto prossegue até o final do ano com as arrecadações realizadas pelos alunos, com o apoio das famílias e até dos bairros.
Esse foi o caso de Vitória Pedroso, 8 anos, moradora na Vila Rio Branco e estudante da EMEB João Luiz de Campos. “Minha mãe tem uma barraca de lanches que também vende refrigerantes. Ela me ajudou a juntar com os clientes e também recebeu os lacres das pessoas que juntam recicláveis. Ela trocava os lacrezinhos por lanches. Por isso consegui juntar cinco garrafas pet de 2 litros”, explica a menina, que foi a recordista na unidade.
Segundo a professora da EMEB João Luiz de Campos, Josiane Freitas de Lima, a mobilização das crianças para a arrecadação foi motivada pela solidariedade. “Quando eles ficaram sabendo da ação, motivada pelo caráter social de ajuda a outras crianças que precisam de cadeiras de rodas, se mobilizaram e em pouco tempo várias garrafas cheias começaram a chegar à unidade. Já arrecadamos 56 quilos de lacres, mas a campanha continua”, explica.
Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a infância é solo fértil para a construção de uma sociedade mais participativa e solidária. “A criança é a melhor interlocutora porque aprende, absorve e leva as informações para casa, mobilizando toda a família e àqueles que convivem com ela”, disse.
“Jundiaí é pioneira nesta parceria, e em nosso entendimento, é também uma ferramenta de educação muito importante. É papel da escola reforçar valores como respeito e cidadania, entre outros. Deste modo, funcionários, colaboradores, alunos e toda a comunidade serão envolvidos ”, explicou a gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original