Comitê das Crianças elege representantes para apresentação no Circuito Urbano 2019

Publicada em 19/10/2019 às 17:25

Realizada de forma extraordinária no Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, a reunião do Comitê das Crianças – formado pela Prefeitura de Jundiaí após se tornar o primeiro Município do Estado de São Paulo a integrar a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças – definiu por eleição, os representantes do grupo que se apresentarão na próxima sexta-feira (25), durante o encerramento do Circuito Urbano 2019, evento do ONU-Habitat – braço da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre as ideias que serão propostas para a construção de políticas públicas para uma cidade melhor para as crianças. As crianças ainda visitaram a Exposição ‘Alagoas’ e os jardins do Museu, que está recebendo uma ‘casa na árvore’.

Pedro Pinheiro Barbosa e Gabrielle Ferreira Santos foram os eleitos pelos demais membros para mostrar o que já foi discutido pelo grupo, que entregará – no final do ano – uma proposta de ações definidas pelas crianças, para a cidade. “Estou um pouco ansiosa e com frio na barriga. Essa será a primeira vez que irei fazer uma apresentação. Mas será muito importante para contar para as pessoas sobre o que estamos discutindo para Jundiaí”, conta a menina, que é estudante da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Comendador Hermenegildo Martinelli e moradora na Ponte São João.

Já Pedro, que é estudante do Colégio Paulo Freire e morador no Parque Centenário, a oportunidade será importante. “Será a oportunidade de mostrar que as nossas ideias e sugestões serão colocadas em prática”, explica o estudante.

O tema do painel será “Cultura e a Cidade: O papel do Comitê das Crianças na elaboração de políticas públicas” com a participação da representante da Rede Latino Americana Cidade das Crianças, Lorena Cattanio, por vídeo conferência.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) Marcelo Peroni, que também será o mediador do painel, a proposta de construção da apresentação também foi feita pelas crianças. “O Comitê debateu e fez sugestões aos eleitos sobre o que deve ser apresentado, como por exemplo: as ações que já discutiram, a importância do comitê, como foi criado e as suas expectativas. O evento é aberto à população, que deve se inscrever eletronicamente por formulário eletrônico (https://forms.gle/m1Sf6hGXxp34gFFa8). A participação é gratuita”, detalha.

Visitação
A reunião, além das definições dos representantes, também contou com a visitação ao espaço do Museu, que recebe a exposição “Alagoas: linguagens, artes e cores”, a mostra inédita estreia em Jundiaí, por meio de parceria entre a Prefeitura e a Fundação Casa da Cultura de Jundiaí e a Secretaria de Cultura do Estado das Alagoas, com obras de mais de 100 artistas de todo o Estado. A exposição segue com visitação gratuita até 24 de novembro.

Comitê das Crianças visitou mostra do Museu Solar do Barão

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/19/comite-das-criancas-elege-representantes-para-apresentacao-no-circuito-urbano-2019/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original