Fórum Jundiaí 2050 abre Circuito Urbano em Jundiaí

Publicada em 22/10/2019 às 13:33

O auditório Elis Regina, no Complexo Argos, sediou na noite de segunda-feira (21) o 3º Encontro Fórum Jundiaí 2050, evento que marcou a abertura da 2ª edição do Circuito Urbano do ONU-Habitat no Brasil, braço da Organização das Nações Unidas, que será realizado nesta semana, pela Prefeitura de Jundiaí. Direcionado para o compartilhamento de conhecimentos e experiências em busca de promover um melhor futuro urbano priorizando avanços na Educação, Cultura, Energia, Espaços públicos e Mobilidade, o evento segue até sexta-feira (25), com encontros abertos à população, gratuitamente, em espaços diferentes da cidade.

O Prefeito Luiz Fernando Machado esteve na abertura do encontro e ressaltou as ações realizadas no município em busca de soluções para a mobilidade, economia criativa e incentivar o protagonismo das pessoas. “Jundiaí é uma cidade que, ao longo do tempo, se planejou. Por isso, é fundamental que tratemos do futuro agora, com discussões envolvendo todos os setores, buscando a inovação, a redução das desigualdades, a promoção da cultura, a mobilidade e a Educação direcionada para a formação de crianças que tenham em suas mãos, uma cidade que será boa para elas, e para todos. A Educação, com o Programa Escola Inovadora, propõe o protagonismo para as crianças, para que estejam preparadas para os desafios do futuro”, explicou.

Prefeito Luiz Fernando Machado realizou a abertura do 3º Fórum Jundiaí 2050, no 2º Circuito Urbano – ONU Habitat

Com o tema “As interações e as experiências nos caminhos da cidade”, os encontros da semana estabelecem novas conexões sobre alguns dos temas tratados como prioritários pelos organizadores para o desenvolvimento humano, segundo a Analista de programas (ONU Habitat Alagoas), Daphne Besen, palestrante no evento. “Saber que Jundiaí tem um planejamento para longo prazo, com o Plano Plurianual, e os objetivos de desenvolvimento social integrados é importante, já que são poucas as cidades que contam com esse tipo de iniciativa. São nos municípios que ocorrem as mudanças para o desenvolvimento sustentável e a redução da desigualdade. Jundiaí, com o foco no desenvolvimento da cidade direcionada para a criança, garantirá uma cidade melhor para todas as idades”, comentou. Jundiaí é o primeiro Município do Estado a integrar a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças.

Ainda na noite de segunda-feira (21), o Economista e escritor (Ex-diretor da Faculdade de Economia da FAAP) Luiz Alberto Machado participou do encontro com a discussão “A cidade e as desigualdades: demografia e economia no século XXI”.

Painel de abertura contou com debate com especialistas em economia e desenvolvimento social; mediado por diretor da Unidade Central de Planejamento e Governança, Fernando Polo

Próximos

A programação completa está disponível no evento do Facebook Circuito Urbano 2019 (https://www.facebook.com/events/886470608394153/). Na noite desta terça-feira (22), o encontro do 2º Circuito Urbano 2019 – ONU-Habitat será no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) Jundiaí, com a abertura feita por alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Marina Rinaldi Carvalho, com apresentação de dança africana: “A força da dança”.

Na sequência, o tema do painel será “Energia: Geração, distribuição e como inovar nas cidades”, tendo como mediador o diretor da Unidade Central de Entregas da Prefeitura de Jundiaí, Jones Martins, e como integrantes do debate o Gerente de Aplicações Digitais na Siemens, Paulo Roberto Antunes de Souza Junior,  Gerente de Eficiência Energética na CPFL, Felipe Henrique Zaia e o Mestre em Engenharia de Energia – Membro da Associação dos Engenheiros de Jundiaí, Carlos Orlando Pereira dos Santos. As inscrições estão abertas pelo link: https://forms.gle/ZEpptc3NRGukfmWQ7.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/22/forum-jundiai-2050-abre-circuito-urbano-em-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original