Inova Sabores amplia cardápio da Escola Inovadora

Publicada em 22/10/2019 às 19:19

Saboroso, rico em fibras e em nutrientes,  assim são os pratos servidos para as crianças das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) da Prefeitura de Jundiaí. Nesta terça-feira (22), a alimentação saudável ganhou um novo ingrediente, agregado pelo Programa Escola Inovadora: o cardápio sustentável do Inova Sabores, que tem como objetivo ampliar o repertório alimentar das crianças e incentivar o consumo de proteínas vegetais com a adição de grãos como lentilha, ervilha e grão-de-bico ao prato das cerca de 37 mil crianças da rede municipal.

A EMEB Aparecido Garcia, no Jardim Martins, ofereceu aos 370 alunos, entre 6 a 10 anos, o prato macarrão ‘lentilhesa’ – molho feito com tomates, manjericão e orégano frescos com lentilhas cozidas.  Colorido, o prato ganhou o interesse das crianças, que ainda contavam com salada de alface para completar a alimentação. “A lentilha é rica em fibras e fonte de proteína para a alimentação das crianças. O cardápio é trabalhado no dia anterior em sala de aula. As cozinheiras passam em todas as salas para contar às crianças qual será a merenda do próximo dia. A ação incentiva a descoberta de novos sabores”, explica a técnica em nutrição do Departamento de Nutrição e Alimentação (DAN) da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Carolina Rosa.

Heloísa Oliveira aprovou o cardápio. Em casa, cultiva espinafre, que é ingrediente complementar da omelete

Além do macarrão ‘lentilhesa’, os próximos pratos que serão oferecidos ao longo das semanas serão kibe assado recheado com ervilhas e creme de mandioca com limão, farofa proteica, e até um tipo de torta com recheio de grão-de-bico com legumes. “As crianças comem muito bem e aprovaram a adoção de cardápio com mais alimentos naturais e nutritivos. Como temos a Horta Escolar, eles conhecem o cultivo dos alimentos e isso desperta o interesse em experimentar. Chegaram a plantar batata-inglesa, que foi colhida nesta semana e será servida na quinta-feira, em forma de assado”, explica a diretora Claudete Formis.

A experimentação é o forte das crianças. Heloísa Oliveira, 7 anos, cultivou cenouras com a turma da sala, mas em casa, tem outros tipos de verduras incorporadas a alimentação. “Em casa temos espinafre, que minha mãe faz no omelete. É muito gostoso e deixa a gente forte”, comenta a menina, que também aprovou a adição de lentilhas ao molho do macarrão.

Crianças da EMEB Aparecido Garcia, no Jardim Martins, experimentaram o macarrão ‘lentilhesa’

A inclusão das proteínas vegetais ao cardápio está sendo acompanhada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que realizou a capacitação das cozinheiras e ofereceu oficina para os pais, na semana passada, no Dia da Alimentação Saudável. Segundo o chef da SVB, Mateus Alexandre dos Santos, as receitas são simples e saborosas, baseadas em versões conhecidas, e por isso, agradam as crianças. “É uma forma de incentivar novos sabores para as crianças e reduzir o consumo de proteína animal, com uma fonte nutritiva e que pode ser replicada em casa, já que são opções fáceis de se encontrar nas feiras e mercados”, comenta.

Para a cozinheira Nádia Isabel Rossi, que prepara a alimentação de crianças há 16 anos, a novidade é muito bem-vinda. “Nós e as crianças estamos gostando das novidades”, conta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/22/inova-sabores-amplia-cardapio-da-escola-inovadora/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original