Jundiaí conecta empresas, startups e instituições de ensino

Publicada em 23/10/2019 às 17:59

Conexão, troca de experiências e a busca pela satisfação de todos os envolvidos foram os conceitos que marcaram, na manhã desta quarta-feira (23), o Café Tecnológico Especial, realizado na Incubadora Tecnológica de Jundiaí, no Retiro.

O evento fez parte da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação na cidade e foi voltado a empreendedores e estudantes, com objetivo de interligar demandas do mercado de trabalho com ofertas de cursos de graduação e soluções inovadoras de startups.

Iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), o Café Tecnológico recebeu os representantes de renomadas empresas – Mahle, Siemens, Foxconn, Unimed e Klabin, entre outras – e segue até sexta-feira (25).

Para Messias Mercadante de Castro, gestor da UGDECT, o encontro não ocorreu por acaso. “Há uma demanda das empresas por profissionais com mais capacitação e esta é a visão estratégica da atual gestão de Jundiaí. O mundo passa por uma transformação inimaginável há alguns anos e, hoje, precisamos estar conectados a esta realidade”, ressaltou.

Messias lembrou que o Café Tecnológico Especial nasceu de um evento com a presença de representantes dos departamentos de Recursos Humanos de várias empresas. “Entendemos que este tipo de encontro era muito necessário. O enfraquecimento do laço entre as companhias e as universidades trouxe uma involução ao Brasil. Fazemos em Jundiaí um evento desburocratizado, aliando a demanda das empresas com as necessidades das instituições de ensino”, emendou o gestor.

Mário Gouvêa, diretor executivo da Faculdade Anhanguera de Jundiaí

Mário Gouvêa, diretor da Faculdade Anhanguera de Jundiaí

Representantes das empresas tiveram a chance de fazer uma pequena apresentação aos presentes. Mário Gouvêa, diretor executivo da Faculdade Anhanguera de Jundiaí, abordou, entre outros temas, o novo curso de Odontologia oferecido pela universidade a partir deste segundo semestre. “Temos aqui a oportunidade de nos aproximar de pessoas-chave e de encurtar a distância entre as partes, obtendo resultados melhores e mais rápidos. Podemos ainda atender a uma demanda específica e a participação da Prefeitura é fundamental. É ela que ‘dá a liga’ com credibilidade ao processo”, disse Mário.

Busca por sinergia

Diretor de RH da Foxconn, Valdeci Besson disse que todos que frequentam eventos como o Café Tecnológico buscam a sinergia para que os benefícios sejam compartilhados. “Em nosso segmento, há a carência de profissionais de certas áreas operacionais, como na de eletroeletrônica. As empresas têm que formar estes colaboradores e esta qualificação pode demorar até quatro meses. Podemos ainda perder este profissional para o mercado. Com mais cursos, teremos mais mão de obra de bom nível a ser absorvida pelas empresas”, concluiu Valdeci.

Gustavo, Daniel e Matheus, alunos da ETEC Vasco Venchearutti

Gustavo, Daniel e Matheus estudam na ETEC Vasco Venchearutti

Aluno do terceiro ano do curso de Informática Integrada ao Ensino Médio da ETEC Vasco Venchearutti, Daniel Rodrigues também estava no café da manhã na Incubadora Tecnológica de Jundiaí, ao lado dos colegas de classe Gustavo e Matheus. “Vivemos um caminho sem volta, que é o do conhecimento tecnológico. Ele exige maior capacitação e, em eventos como esse, propiciados pela Prefeitura, podemos aprender mais e dialogar com empresas e escolas”, argumentou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/23/jundiai-conecta-empresas-startups-e-instituicoes-de-ensino/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original